segunda-feira, 26 de março de 2012

Iniciativa do MEC aprimora diagnóstico de alfabetização

ImageMais uma boa iniciativa anunciada Ministério da Educação (MEC): a nova versão da Provinha Brasil irá avaliar o nível de alfabetização de cerca de 7 milhões de crianças na faixa dos 8 anos em todo o país. Com a medida pretende-se um diagnóstico da aprendizagem da leitura e escrita pelos nosso pequenos e servirá de subsídio ao programa Alfabetização na Idade Certa a ser lançado pela Pasta.



Implementada desde 2008, durante o governo Lula, a Provinha Brasil é hoje aplicada em duas etapas (uma no começo e outra no final do ano). Cerca de 3,3 milhões de crianças que cursam o 2° ano do ensino fundamental nas escolas públicas já são contempladas, mas, os resultados do exame não são divulgados. Na prática, a prova funciona como um diagnóstico interno para que os professores possam avaliar o progresso das crianças.



Agora, com a mudança, os resultados serão divulgados e, assim, teremos um panorama da alfabetização em todo o país. O exame, provavelmente, contemplará os alunos com 8 anos que estiverem cursando tanto o 2° quanto o 3° do ensino fundamental. Aos oito anos de acordo com o Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação, todas as crianças brasileiras já devem estar alfabetizadas.



A Provinha Brasil é uma das bases para a revisão e a reorganização do ensino básico brasileiro. Ela, o financiamento da educação, a qualificação dos professores e o piso nacional são instrumentos que farão a diferença para o desenvolvimento do país nos próximo anos. Uma diferença que obviamente passa pela melhora da nossa Educação.

Mudanças para melhor



A exemplo da educação, aos poucos, outras mudanças no Estado brasileiro se revelam - e para melhor. Por exemplo, levantamento com 90 países feito pela OnG Centre for Law and Democracy afirma que nossa lei de acesso a informações públicas está entre as 30 melhores do mundo. Em uma escala de zero a 150, o país conquistou a nota 95. Queremos mais, obviamente, porém o índice mostra que estamos no bom caminho.



O fato é que tanto a Provinha Brasil quanto o Portal da Transparência e a atuação da Controladoria Geral da União (CGU) no controle e fiscalização dos gastos públicos revelam as mudanças no Estado Brasileiro para melhor.

Foto: MEC

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário