terça-feira, 13 de março de 2012

Obras prioritárias estão, sim, sendo tocadas

Image
Porto de Santos
A Fundação Dom Cabral foi ouvir 259 companhias instaladas no país, que representam 30% do PIB, para saber quais deveriam ser, na opinião delas, as dez principais obras em infraestrutura.

As dez obras prioritárias, de acordo com a pesquisa, são: Expansão da rede de banda larga; Duplicação da BR-101; Rodoanel Trecho Norte; Duplicação da BR-116; Melhorias no Porto de Santos; Concessão de rodovias federais; Aumento da oferta de rede de fibra ótica nas regiões metropolitanas; Aumento da capacidade de terminais e pistas do Aeroporto de Guarulhos; Dragagem dos portos; Construção do segundo anel viário de Belo Horizonte.

A pesquisa conclui, a partir das respostas, que as prioridades do empresariado, nem sempre coincidem com as do governo. Será? Para mim, quem encomendou a pesquisa perdeu tempo e dinheiro. Todas as obras prioritárias deste país estão, sim, sendo tocadas pelo governo federal.

TACs ao invés de paralisações

Fariam melhor os patrocinadores de estudos dessa natureza se pressionassem o IBAMA e o Tribunal de Contas da União para que não paralisassem as obras. E que defendessem as compensações e os Termos de Ajuste de Conduta (TACs) que estabelecem, diante de problemas apurados, novas determinações às empresas responsáveis pelas obras, enquanto mantêm os projetos em andamento.

É ruim para o país e para a sociedade o adiamento, o atraso e a paralisação de obras. Portanto, melhor seria que se evitasse a judicialização das obras. De outro lado, valeria, ainda, pressão sobre as empreiteiras para que não disputassem licitações com preços subestimados para, depois de ganhá-las, não conseguirem fazer as obras, solicitando aditivos e mais aditivos.

As 259 companhias ouvidas pela pesquisa da Fundação Dom Cabral podem ajudar, e muito, pressionando os órgãos públicos e as empresas do setor de construção na direção de soluções rápidas e urgentes.

Foto: Wikipedia

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário