terça-feira, 24 de abril de 2012

Chávez desmente rumores sobre morte e diz que volta à Venezuela no dia 27

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Há dez dias em Havana, Cuba, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, concedeu uma entrevista, por telefone, ontem (23) à noite para desmentir rumores sobre sua morte. Ele disse que retorna para Caracas, capital venezuelana, no dia 27. Chávez está em Havana para mais um ciclo de radioterapia para o tratamento de combate ao câncer.
A entrevista de Chávez foi concedida à emissora de televisão estatal da Venezuela, VTV. “Parece que vamos ter que nos acostumar com esses rumores [referindo-se à sua morte] que fazem parte de uma guerra psicológica, uma guerra suja”, disse ele, que contou ter telefonado para sua mãe para “tranquilizá-la”.
Ontem a agência estatal de notícias da Venezuela publicou matérias e fotografias do presidente em Cuba. Nas fotografias, Chávez aparece em trajes esportivos, caminhando com alguns de seus assessores, irmãos e a filha Rosa Virgínia, em um local que parecer ser um jardim.
Em tratamento contra o câncer, Chávez tenta conciliar as prescrições médicas com a campanha pela reeleição presidencial. As eleições, na Venezuela, ocorrerão em outubro. A oposição critica o presidente, que faz reuniões com ministros e assessores à distância.
Ontem, Chávez jogou bocha com assessores, segundo imagens publicadas na agência estatal, e se reuniu com os ministros Nicolás Maduro (Relações Exteriores) e Jorge Arreaza (Ciência e Tecnologia).
 

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN, e emissora pública de rádio da França, RFI   //  

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário