sábado, 28 de abril de 2012

Desaceleração do crescimento econômico americano

 
 
Por alfredo machado
Nassif,
Uma queda no PIB de 3,0% para 2,2%, 0,8% em apenas um trimestre, não é nada desprezível.
Do iG
Os gastos do governo recuaram no período e o acúmulo de estoques diminuiu; analistas projetavam crescimento de 2,6% para o PIB
 O ritmo de crescimento da economia dos EUA se desacelerou no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o quarto trimestre do ano passado, à medida que os gastos do governo recuaram e o acúmulo de estoques diminuiu.
O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu à taxa anual ajustada pela inflação de 2,2%, segundo o Departamento do Comércio, abaixo da previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones de alta de 2,6%.
Nos três últimos meses do ano passado o avanço foi de 3,0%. Um aumento nos estoques havia colaborado para o crescimento no fim de 2011, quando correspondeu a mais de metade da expansão total da economia norte-americana. Mas no primeiro trimestre deste ano o acúmulo de estoques contribuiu para apenas um quarto do ganho total do PIB.
Os investimentos fixos não residenciais caíram 2,1% no primeiro trimestre, em comparação com o aumento de 5,2% no trimestre anterior. Os gastos do governo declinaram 3,0%, após a queda de 4,2% nos gastos públicos na mesma comparação.
O ponto positivo do relatório ficou por conta dos gastos com consumo, que subiram 2,9% - a maior alta desde o quarto trimestre de 2010.
(Com Agência Estado)


Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário