segunda-feira, 16 de abril de 2012

Lula, Haddad, Marta e Marinho num mesmo ato

Image
Lula em SBC
Várias notícias hoje dão conta que a campanha do candidato do PT à prefeitura de São Paulo está esquentando. Neste sábado, a inauguração de um Centro Educacional Unificado em São Bernardo do Campo é palco para a presença de Haddad ao lado do ex-presidente Lula, da senadora e ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, além de, claro, do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT).

Não é pequena a importância deste ato. É o primeiro evento público de Lula desde que o ex-presidente se retirou do cenário político para tratar de um câncer na laringe. Com certeza, o fator simbólico de sua primeira aparição pública ao lado de Haddad merece ser destacado. Assim como, aliás, a presença da senadora Marta, que lançou o conceito do CEU em sua gestão em São Paulo, entre 2001 e 2004. Ainda com dificuldade para falar, tossindo muito, Lula garantiu que nos próximos 15 ou 20 dias "estará pronto para ajudar a eleger o companheiro Haddad". Marta, por sua vez, afirmou: "Eu e Lula estaremos com Haddad para colocar um fim a mediocridade na cidade de São Paulo". Segundo ela, o ex-ministro da educação tem uma grande responsabilidade por "retomar o programa petista em São Paulo".

Namoro com o PSB em São Paulo



Mas não é só. O namoro com o PSB parece ir bem com a base do partido. É o que informa o Estadão numa matéria que afirma que alguns integrantes do partido estão organizando vários eventos com a participação de Haddad, na tentativa de aproximar os partidos.



A cúpula do PSB nacional já havia dito que para que o partido apoiasse Haddad na eleição paulistana, deveria contar com o amparo da sua base. Assim, esses eventos procuram mostrar que a militância do PSB concorda em apoiar Haddad, apesar da resistência de alguns dirigentes do PSB no Estado, mais propensos a uma aliança com o PSDB, devido às suas ligações com o governador Geraldo Alckmin.



O próximo ato dessa mobilização deverá ser um encontro do Movimento em Marcha, grupo ligado ao PSB paulista. No início da semana Haddad já se reuniu com a juventude socialista.



Chalita critica Kassab e Serra

Por fim, nesta pré-campanha, vale lembrar, ainda, o fato de o pré-candidato do PMDB à prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita, ter acenado para os acertos do PT à frente do município, na época de Marta Suplicy, e de ter abertamente criticado o atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD), aliado umbilical de José Serra (PSDB).



Chalita elogiou os CEU de Marta e denunciou Kassab por ter “abandonado” a cidade para fundar o PSD. Também voltou suas artilharias contra Serra pelo desmonte que promoveu às suas políticas educacionais, quando secretário de Educação. Serra, inclusive fez mais. Acrescento aqui a crítica quanto à descaracterização que promoveu aos CEUs durante sua gestão, e na subseqüente, de seu fiel aliado Kassab.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário