terça-feira, 22 de maio de 2012

Franklin Martins reivindica regulamentação da mídia

 
Do Comunique-se

Na conferência de abertura do 12º Congresso Estadual dos Jornalistas de Minas Gerais, que ocorreu na última sexta-feira, 18, o jornalista Franklin Martins voltou reivindicar a criação do marco regulatório para as mídias eletrônicas. 
Ministro-chefe da comunicação social durante o governo Lula, Martins afirma que o Brasil é o único país democrático do mundo que não possui regulamentação para o setor. Ele criticou a postura da chama grande mídia e das empresas de telecomunicações que, segundo o político,falam em atentado à liberdade de imprensa. 
Ele avalia que os grandes veículos são mais fortes, mas que estão em desvantagem no cenário das mídias eletrônicas, pela velocidade e volume de circulação de informações que a internet possibilita. “A liberdade de imprensa não está em jogo nem ameaçada, mas o poder da blogosfera e das redes sociais ultrapassou o da imprensa, como dona da informação” diz o jornalista. 
Martins avalia que o marco regulatório existente no Brasil é o Código de Radiodifusão de 1962, época em que havia apenas dois milhões de aparelhos de TV, e que os pontos de partida para o novo marco regulatório estão no capítulo da Comunicação Social da Constituição Federal de 1988. Para ele, é preciso que o debate seja liderado pelo governo.

Pós-governo
Fora do governo desde que Dilma Rousseff assumiu a Presidência da República, Franklin Martins permanece em Brasília. Jornalista por profissão, com passagens por TV Globo e Band, o ex-ministro-chefe da comunicação social revela que, atualmente, se dedica à produção de dois livros.



Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário