terça-feira, 3 de julho de 2012

Como Márcio Lacerda rompeu aliança, PT de BH já vive tempos de candidatura Patrus Ananias

ImageApesar das declarações contraditórias do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que rompeu a aliança de seu partido com o PT nos últimos dias da semana passada, mas desde então faz juras de fé no restabelecimento do acordo, na capital mineira nós estamos com Patrus Ananias, o ex-ministro de Desenvolvimento Social do governo Lula, agora nosso candidato à Prefeitura.


Vamos com Patrus para prefeito e temos tudo para ganhar com a coligação já fechada com o PMDB, e abertos aos entendimentos com as demais forças politicas da capital mineira que apoiam uma alternativa a aliança preferencial de Márcio Lacerda com o PSDB, como ele mesmo deixa claro nas entrevistas.


Na prática, e apesar das declarações em contrário, o prefeito Márcio Lacerda é que rompeu o acordo PT-PSB. Faltou à palavra empenhada com a direção nacional do PT - empenhada por ele e pelo presidente estadual do PSB de Minas, o ex-ministro do Turismo, Mares Guia, fiador do acordo até o final mas que, na prática, foi desautorizado pelo seu companheiro prefeito.


Rompimento em BH é parte de movimento mais amplo do PSB


Agora, diante dos desdobramentos políticos em Minas, fica cada vez mais claro que o movimento nessa linha não foi apenas em BH. O PSB rompeu ao mesmo tempo vários acordos em Minas - e em diversos pontos do país - atendendo à pressão do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do tucanato e dando uma sinalização clara da preferência por uma aliança em 2014 com os tucanos.


É um direito legítimo do PSB e do PSDB, ainda que o movimento pró-rompimento tenha se dado quase na calada da noite, em cima do prazo final (30.06) para a realização de convenções municipais e quando praticamente não havia mais tempo para os aliados desenvolverem as articulações.


Tampouco as declarações pró-reatamento feitas pelo prefeito Márcio Lacerda encobrem o fato de que eles romperam uma acordo selado pela palavra empenhada deles, como se faz lealmente em política. Mas, depois do que aconteceu em Recife, onde o presidente nacional do partido, o governador Eduardo Campos, também rompeu acordo semelhante feito ali, tudo é possível em se tratando do PSB.


(Foto: Antonio Cruz/ABr)

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário