segunda-feira, 30 de julho de 2012

Judocas ressaltam importância do bolsa-atleta nas Olimpíadas

Aplaudidos pelos jornalistas brasileiros na entrada da coletiva de imprensa, na tarde deste domingo (29), na Casa Brasil, em Londres, os medalhistas olímpicos Sarah Menezes e Felipe Kitadai descreveram a experiência de subir ao pódio na Olimpíada. “É o sonho de todos os atletas receber uma medalha, principalmente um ouro”, disse a judoca Sarah.


Agência Brasil
Sarah Menezes Sarah Menezes conquistou a primeira medalha de ouro feminina do Brasil no Judô

A piauiense, de 22 anos, falou sobre sua relação com a cidade natal e os treinamentos em Teresina. “Nunca saí de Teresina. Com o tempo, conseguimos montar uma estrutura de treinamento em minha cidade. Considero que tenho duas famílias: uma em Teresina e a outra na seleção. Sou muito nova e tenho ainda dois ciclos olímpicos para disputar”, comentou Sarah. A jovem, que recebe o auxílio do Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, desde 2006, tornou-se a primeira mulher do país a garantir ouro no judô, logo no primeiro dia de competições oficiais dos Jogos de Londres.


Já o medalhista de bronze e também bolsista Felipe Kitadai revelou a tática para subir ao pódio. “A minha estratégia era ganhar todas as lutas. Mas não foi possível, pois acabei perdendo o terceiro combate, contra o atual primeiro lugar do ranking. Depois consegui me recuperar para conquistar a medalha de bronze para a gente”, afirmou o judoca.


Sarah Menezes ressaltou a importância do programa Bolsa-Atleta na retenção de atletas e na formação de novos talentos no esporte. “A ajuda é fundamental na base, com atletas juvenis que procuram o objetivo de chegar um dia aos Jogos Olímpicos”, disse.


Parceria


Para o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, o Ministério do Esporte é um grande aliado do judô. “O governo federal é um grande parceiro de todos os esportes brasileiros e contribui para o judô com ações como o Bolsa-Atleta, convênios e a Lei de Incentivo ao Esporte. Só temos a agradecer ao governo, especificamente ao ministro Aldo Rebelo e à presidenta Dilma Rousseff, por tudo que tem oportunizado para o esporte brasileiro.”


Paulo Wanderley ressaltou a visita de Aldo Rebelo, que cumprimentou diretamente os medalhistas olímpicos. “O ministro e o secretário Ricardo Leyser (secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento) prestigiaram os atletas do judô e demonstram o carinho que têm com o esporte brasileiro. O judô mostrou que está fazendo o seu dever de casa e dando o retorno esperado. A visita foi importante: nos sentimos lisonjeados”, completou.


O Brasil está atualmente na oitava posição no ranking de medalhas com uma medalha de ouro (Judô), uma de prata (Natação) e uma de bronze (Judô). O quadro é liderado pela China, que tem, até o momento, 12 medalhas, sendo seis de ouro.


Fonte: Ministério do Esporte

Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário