sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Campanha esquenta nas capitais

ImagePela pesquisa Datafolha publicada hoje, o candidato a prefeito de São paulo pelo PRB, ex-deputado Celso Russomano, está na liderança da disputa, mantendo-se com os 31% das intenções de voto que tinha em levantamento anterior (leiam mais a respeito no post Destaque do dia, Pesquisa Datafolha publicada hoje, mais uma pá de cal na candidatura José Serra).


Já o concorrente tucano, José Serra, despencou mais cinco pontos percentuais e agora é o 2º colocado com 22%. Nosso candidato, Fernando Haddad (PT-PCdoB-PSB-PP) saltou seis pontos para cima e foi para o 3º lugar com 14%.


O candidato do PMDB, deputado Gabriel Chalita está com 7%, a do PPS, ex-vereadora Soninha Francine, com 4% e o do PDT, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, está com 2%. A pesquisa mostra que a rejeição a José Serra subiu cinco pontos e alcançou o maior índice desde o início da campanha: 43% dos eleitores dizem que não pretendem votar nele "de jeito nenhum".


As pesquisas revelam que, dentre outras, as principais causas da dupla queda de José - na intenção de voto e no aumento da rejeição - estão seu  desgaste com a derrota na disputa presidencial de 2010; a reprovação de 80% dos paulistanos ao prefeito paulistano, Gilberto Kassab (ex-DEM-PSDB, fundador do PSD); e o fato de José ter renunciado à prefeitura em 2006, antes de cumprir a metade do mandato e depois de ter prometido, como faz agora, cumprir todo o período.


Rio, Recife...


No Rio, uma semana após o início da propaganda eleitoral no rádio e TV, o prefeito candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB-PT e mais 18 partidos), mantém a liderança. Se o pleito fosse agora ganharia no 1º turno. Ele está com 53% das intenções de voto, contra 13% do rival mais próximo, o 2º colocado, deputado Marcelo Freixo (PSOL). Hoje, segundo a pesquisa, Eduardo Paes tem esses 53%, contra 25% dos outros candidatos somados.


Em sua campanha no rádio e TV o prefeito Eduardo Paes tem contado com o apoio do ex-presidente Lula, que já apareceu em várias inserções. Em 3º lugar na disputa no Rio estão os deputados Rodrigo Maia (DEM), com 5% e Otávio Leite (PSDB), com 3%.O deputado Rodrigo Maia segue como o mais rejeitado pelos eleitores cariocas: 31% dizem não votar nele de jeito nenhum.


No Recife o nosso candidato, senador Humberto Costa (PT-PE), apoiado pelo ex-presidente Lula na campanha, está com 29% da preferência do eleitorado, mesmo percentual do adversário do PSB, Geraldo Júlio. O 3º colocado no Recife é o candidato dos tucanos Daniel Coelho,com 12%.Em 4º, o candidato do DEM, ex-governador Mendonça Filho, que despencou de 22% para 9% entre a pesquisa anterior e esta de agora.


Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba


Em Porto Alegre, o prefeito candidato à reeleição, José Fortunati (PDT), soma 36% das intençõe de voto seguido pela deputada Manuela D'Avila (PCdoB-RS), com 32%, e pelo concorrente do PT, Adão Villaverde, que dobrou seu percentual entre uma e outra pesquisa, indo de 3% para 7%. Na capital gaúcha um dado comum entre os três primeiros colocados: são de partidos que integram a base aliada do governo federal e a administração Tarso Genro (PT) no Estado.


Na capital mineira, o prefeito candidato à reeleição Márcio Lacerda (PSB-PSDB) mantém seu índice de intenção de voto de 46% e seu mais próximo concorrente, o candidato Patrus Ananias (PT-PMDB) subiu três pontos e tem 30%. Patrus tem como principal cabo eleitoral o ex-presidente Lula da Silva que estará nesta 6ª e sábado em campanha pública por ele nas ruas de BH.


Em Curitiba os candidatos a prefeito Ratinho Junior (PSC) e à reeleição, Luciano Ducci (PSB-PSDB), lideram a disputa. No momento estão empatados, com 27% das intenções de voto, segundo este Datafolha. São seguidos pelo deputado Gustavo Fruet (PDT-PT), com 8%, e por um ex-prefeito da cidade e ex-ministro do Turismo de FHC, Rafael Grecca (PMDB), também com 8%.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário