sábado, 11 de agosto de 2012

Empresa construirá 1º submarino à propulsão atômica no Brasil

            Submarino nuclear e submarino convencional

A mídia preferiu não dar, ou quando deu - pequenos registros, apenas - o fez preferindo empunhar o viés ideológico de sempre, puxando para o fato de a presidenta da República, Dilma Rousseff, ter criado mais uma estatal.

Pois é, mas o fato é que eu muito boa hora, em ato já publicado no Diário Oficial da União,  a presidenta Dilma autorizou a criação da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (AMAZUL), uma empresa responsável pelo programa nuclear da Marinha brasileira.

A nova empresa é criada mediante uma fusão com a estatal já em operação EMGEPRON, também, ligada à Marinha. A AMAZUL está encarregada de construir o primeiro submarino a propulsão atômica do país. E seu nome decorre do entendimento do entendimento de que a costa brasileira possui biodiversidade similar à da Amazônia.
Além do submarino nuclear, conforme o decreto presidencial, a AMAZUL nasce para "promover, desenvolver, absorver, transferir e manter tecnologias necessárias às atividades nucleares da Marinha do Brasil e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB)". O submarino nuclear brasileiro tem seu casco em construção em Iperó (SP) e as demais partes em Itaguaí (RJ).

Pena que a mídia em sua cegueira com essa história de explorar o viés ideológico tenha se esquecido de explicar a extrema importância da criação desta empresa. Afinal, toda tecnologia militar acaba tendo fins civis e reflexos na cadeia produtiva nacional pelo acesso a novas tecnologias. Sem contar a contribuição para o desenvolvimento econômico. E sem falar no aspecto de defesa nacional e de nossas riquezas naturais da Amazônia e do mar territorial.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário