sábado, 25 de agosto de 2012

Melhoras e força para o grande Eduardo Galeano


Encontra-se hospitalizado em Montevidéu o escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de "As veias abertas da América Latina". Galeano, de 71 anos, está internado e é submetido a muitos exames, permanece consciente e até se anima a autografar livros para o pessoal do Hospital Britânico de Montevidéu.

Quem não conhece esta obra prima da literatura latinoamericana, está mais do que na hora de ler. Traduzido para dezenas de línguas, “As veias abertas...” denunciam, em linguagem ímpar do talentoso escritor, a luta dos povos do continente contra o autoritarismo.

Lembrem-se que vivíamos, então, aqui no Brasil, sob o momento mais duro da ditadura militar. Mas não só aqui: em todo o continente a política do Tio Sam armava e apoiava golpes de estado. Seus asseclas, instalados nos governos locais, prendiam, torturavam e matavam sem dó nem piedade. Eram tempos difíceis, de muita luta.

Ele próprio foi perseguido, no Uruguai e na Argentina, preso e exilado. Criou e dirigiu a revista Crisis. Escreveu várias outras obras importantes como a trilogia Memória do Fogo, O Livro dos Abraços e O futebol ao sol e à sombra (sempre foi um amante dessa arte). Seu livro mais recente é Espelho. Pela sua obra, foi o primeiro agraciado com título de Cidadão Ilustre do MERCOSUL. Desde 2005, integra o Comitê Consultivo da Telesur.

Com sua obra, Galeno ajudou a difundir a luta e a resistência dos povos da América Latina à política imperialista e suas consequências.

Desejo melhoras e força para o Galeano, jornalista, autor e militante de primeira grandeza. 

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário