quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Só uma proporção ínfima da população não gosta do governo Dilma

ImageAntes, e durante bons oito anos, falou-se o mesmo do governo Lula: vivia sob o chamado "efeito teflon" e nada grudava no presidente ou em sua administração. Agora pode se dizer o mesmo do governo Dilma Rousseff: pesquisa do Instituto Datafolha que acaba de ser divulgada apurou que soma apenas 7% o contingente da população brasileira que desaprova seu governo, considera-o ruim e/ou péssimo.


Depois de atingir seu recorde com 64% de apoio e aprovação populares em abril deste ano, o governo da presidenta, ainda que tenha oscilado dois pontos para baixo - dentro da margem de erro, portanto - continua a contar com altíssima aceitação popular. A pesquisa Datafolha feita no dia 9 pp. mostra que agora 62% dos brasileiros classificam-no como ótimo ou bom e outros 30% avaliam como regular.


O Instituto do jornal Folha de S.Paulo ouviu 2.562 pessoas com 16 anos ou mais em 159 municípios de todo o país. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.



Na comparação, presidenta Dilma ganha de lavada

O Datafolha, inclusive, faz a comparação com os quatro mandatos presidenciais anteriores (oito anos de Fernando Henrique Cardoso e oito de Lula) para registrar que só o do ex-presidente Lula atingiu mais de 60% de aprovação. Em setembro de 2008, já em seu 2º mandato, o ex-presidente petista tinha 64% de ótimo e bom.


E para lembrar que no 1º mandato do ex-presidente Lula (2003-2006), a aprovação do governo 1 ano e oito meses após a posse (igual período de 20 meses no Planalto que a presidenta Dilma tem agora) era de 35%, bem menor que a atual taxa da chefe do governo.


Pelo histórico levantado pelo jornal, o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso (PSDB) chegou a 43% de ótimo e bom em setembro de 1996, meio de seu 1º mandato, mas caiu para apenas 23% no período equivalente do ano 2000, durante o 2º.


Desaprovação entre os de maiores renda e instrução

Pela pesquisa, os índices mais baixos de aprovação ao governo da presidenta Dilma situam-se entre os eleitores de mais alto grau de instrução. Ainda assim, entre os que têm ensino superior completo (14% dos pesquisados), o governo tem 52% de ótimo e bom. Entre regiões do país, a maior taxa de aprovação está no Nordeste, onde 68% dos eleitores classificam o governo como ótimo ou bom. A mais baixa, no Sul: 54%.

Em termos de renda familiar, o maior índice de aprovação deste governo está entre os que recebem até dois salários mínimos (R$ 1.244,00): 66%. A pesquisa evidencia, ainda, que o brasileiro que mora no interior do país avalia melhor o trabalho da presidenta, em comparação com aqueles que residem nas capitais ou em cidades próximas a estas.


No interior, a aprovação à presidenta chega a 68%; nas regiões metropolitanas, a 54%. O Datafolha também pediu aos entrevistados para darem uma nota de 0 a 10 ao desempenho da administração Dilma. A nota média foi 7,4 - em abril esta nota foi 7,5.


Faltam programa, metas e rumos para a oposição

Como vocês vêem, confirma-se o que eu digo e publico aqui há meses: a população tem a exata percepção do esforço do governo e do acerto de suas medidas, principalmente para fazer frente aqui aos efeitos da crise econômica global.


Da mesma forma que percebe que a oposição, desarvorada, continua sem metas, propostas e programas para o país. Cabe a esta, então, perceber que oposição por oposição não a levará a lugar nenhum enquanto o governo leva o país no rumo certo.



(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário