sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SP: Serra elogia pontualidade de metrô e é vaiado em viagem

Thais Sabino
Direto de São Paulo

O candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Serra, viajou de metrô e trem na tarde desta sexta-feira. Acompanhado do governador Geraldo Alckmin e de assessores, Serra partiu da estação Berrini, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, e desembarcou na estação Faria Lima. Mesmo fora do horário de pico, os vagões estavam cheios. Sobre a superlotação nos meios de transporte na capital, Serra disse que o número de passageiros do metrô duplicou. "Isso é a prova que as pessoas preferem os trilhos. Metrô, mesmo lotado, tem pontualidade garantida", afirmou.
Durante a viagem, o candidato foi vaiado por alguns passageiros. As pessoas pediam para que ele voltasse em horário de pico, e também reclamaram que, apesar de os trens serem novos, o sistema ainda é antigo. Um dos assessores do candidato teve que afastar um reclamante durante o passeio.
Na última quarta-feira, o candidato afirmou que o trânsito em São Paulo, de 2005 para cá, não piorou nem melhorou. Segundo ele, a expansão do metrô, criação de novas estações, do Rodoanel e a nova marginal contribuíram para que o tráfego não piorasse. "Mas entram de 500 a 700 novos veículos em São Paulo (por dia), temos 7 milhões de carros". Perguntado como ele faria para melhorar o trânsito nos seus quatro anos de gestão, ele disse: "vamos criar mais estações, mais linhas de metrô e uma hora vamos ganhar essa corrida".
Serra prevê a construção de mais estações na Linha Verde do metrô até Cidade Tiradentes, e a extensão do monotrilho até São Bernardo do Campo e a criação da linha branca, que vai ligar São Paulo a Guarulhos. Ao todo, serão sete novas linhas em funcionamento.
Ele enfatizou que vai buscar uma parceria com o governo estadual para as obras no transporte. "É essa dobradinha (Alckmin-Serra) que vai fazer a diferença", disse. O candidato também disse pode destinar verba de cerca R$ 1 bilhão para o metrô.
O tucano preferiu não comentar o resultado da pesquisa Ibope, divulgado na última quinta-feira, em que aparece empatado com o candidato do PRB, Celso Russomanno, e com desvantagem no segundo turno.
Terra

Colaborou com esta notícia a internauta Fernanda Libretti do Gando, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.

Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário