terça-feira, 20 de novembro de 2012

A percepção da realidade no programa Fantástico

Por Eduardo Ramos

Comentário do post "O caso Fantástico-UFRJ e o papel do CNJ"

No fantástico universo paralelo da grande mídia, temos um mundo virtual, é quase uma invenção, uma brincadeira como as cidades criadas na internet, onde qualquer um de nós pode ser um líder político, um surfista sarado, uma linda mulher... Seria engraçado e lúdico, se não detivessem essas empresas o poder tremendo de criar o que se chamou em outro post, de "percepção da realidade" nas mentes mais fragilizadas, o imenso rebanho que cegamente acredita nesse mundinho paralelo criado pelas "Globos da vida".
Se não, vejamos alguns casos óbvios dessa farsa absoluta que se tornou a veiculação na grande mídia.
1 - Lula X FHC - Lula foi tratado nos últimos dez anos, do seguinte modo: um incompetente metalúrgico, retirante nordestino semi-analfabeto, que deu uma sorte infinita de encontrar uma China próspera e compradora dos produtos brasileiros, e a sorte de ter tido um antecessor brilhante, o FHC, que domou a inflação, criou a lei da responsabilidade fiscal e entregou um governo azeitado, pronto para ser tocado pelo operário incompetente, cujo maior feito foi "preservar as bases político-econômicas" montadas por FHC.  O presidente tucano teria sido um brilhante pensador ao "tirar do Estado inchado e paquidérmico" as empresas deficitárias e cabides de emprego, como Telebrás, as empresas de Telefonia e Elétricas, a Vale do Rio Doce, infelizmente, não havendo tempo para se livrar da Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Econômica.
Não podemos nos esquecer, é claro, que enquanto FHC foi um presidente limpo, que não permitiu a corrupção no Brasil, foi transparente nas privatizações, e representou divinamente o Brasil lá fora. Lula, chefiou o esquema do mensalão, fez o país passar uma vergonha danada por mal falar o português, e usar metáforas simplórias ao se comunicar com o povo, ou com jornalistas estrangeiros, é certamente um idiota ou um mentiroso, por ter comandado ou se omitido em relação à roubalheira perpretada pelos petralhas, que de modo odioso, querem se perpetuar no poder, esmagando a oposição e a mídia, que sonham em destruir.
Um estrangeiro que acompanhasse o Brasil de 1996 até hoje, pela rede Globo, ou Veja, Estadão e Folha, não poderia pensar diferente, e choraria de pena dos coitados dos brasileiros, que após perder um grande estadista e homem de visão, pobro e competente, votou no semi-analfabeto, ladrão, (ou idiota) e que só teve de bom a sorte que o acompanhou e a bendita herança recebida por Lula.
2 - Serra X Dilma - Esse mesmo estrangeiro não compreenderia porque o Brasil votou na ex-terrorista,  um poste sem personalidade própria, uma figura insossa, apagada, uma marionete do Lula, que a estava usando para "esquentar a cadeira" para o ex-presidente retornar triunfante em 2014. Já Serra, que fenômeno de homem público! Grande administrador, deixando marcas indeléveis e inovadoras enquanto prefeito e governador de São Paulo! O braço direito de FHC, comandante honesto, determinado, ousado, da privatização que tirou o Brasil do antiquado estatismo, e levantando bilhões de dólares, usados em.... (pulariam essa parte, isso não tem importância...)
3 - Mensalão - Esse estrangeiro, por fim, soltaria foguetes, choraria emocionado, pela limpeza ética comandada dessa vez, pelo novo Batman, um juiz, um ministro, comparável apenas ao juiz italiano Giovane Falcone, morto pela máfia, por causa da operação "mãos limpas". Joaquim Barbosa, sob a batuta do iluminado e democrático presidente do Supremo, o grandioso Ayres Brito, lavou a alma do povo brasileiro, acompanhado pelos sérios, dignos, imparciais, cultos, ministros Marco Antonio Mello, Celso Melo, Luiz Fux, e Gilmar Mendes, só para citar os mais empenhados na condenação da sórdida quadrilha, do "maior escândalo de corrupção existente na história do Brasil!" - ah!... em tempo... nosso amigo estrangeiro deploraria a existência da voz dissonante, o "amiguinho da D. Marise", mulher de Lula, o leniente ministro Lewandowski, um homem sem consciência moral, "parceiro dos mensaleiros". Uma exceção na nobre casa jurídica!
4 - a grande mídia X "esgotosfera" - claro, deixamos por fim a verdade mais absoluta desse mundinho virtual. De um lado, colunistas isentos, inteligentes, educados, civilizados, homens que buscam a verdade para repassá-la ao povo, gente culta, gente de caráter... Expoentes dessa mídia isenta? Reinaldo Azevedo, Merval Pereira, Eliane Catanhede, Dora Krammer, Noblat, Augusto Nunes. Jornalistas sérios, tanto que "trabalham em grandes empresas", não foram demitidos ou saíram, como os "merdinhas incompetentes que não conseguem colocação na imprensa tradicional", sim, estes mesmos, da "esgotofera", os vendidos, os "chapa branca", gente da pior espécie, Nassif, Paulo Henrique Amorim, Azenha, Eduardo Guimarães, gente que não busca a verdade, não busca o debate honesto, em suma, "petralhas" trvestidos de jornalistas. Imagina se um deles, um dia, alcançará a Academia Brasileira de Letras....? Quá quá quá!!!!!!!!
Paremos por aqui. Nesse mundinho de realismo fantástico, onde a verdade não vale nada, vale a intenção de destruir e esmagar os inimigos, custe o que custar, esses são apenas alguns dos exemplos do que uma grande parcela do nosso povo vê, escuta, e acredita!
Seu Nassif, prá essa gente, para os que mantêm esse mundo paralelo "no ar", essa reportagem da UFRJ, é pinto!
O pior ainda está por vir!


Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário