quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cidadãos de 15 estados sugerem separação pacífica dos EUA

Por Adir Tavares

Curiosidade, Do Blog Informação Incorreta

No passado dia de Sábado, logo após as eleições presidenciais, os cidadãos de 15 Estados apresentaram umas petições para que seja possível a secessão e a formação dum governo próprio.
Os Estados envolvidos são os seguintes: Louisiana, Texas, Montana, Noth Dakota, Indiana, Mississippi, Kentucky, North Carolina, Alabama, Florida, Georgia, New Jersey, Colorado, Oregon e New York.
Este Estados pediram um retiro pacífico dos Estados Unidos.

A petição do Texas assim reza:

Os Estados Unidos continuam a sofrer as dificuldades económicas derivadas da negligência do governo federal perante a reforma da despesa interna e exterior. Os cidadãos do Estados Unidos sofrem abusos evidentes dos direitos deles, como o NDAA, o TSA, etc.

Dado que o Estado do Texas tem um orçamento equilibrado e é a 15ª maior economia do mundo, é possível que abandone a União e continue a proteger os níveis de vida dos seus cidadãos tal como os direitos e a liberdade deles, em conformidade com as ideias originais dos nossos Pais Fundadores; coisas que já não são reflectidas pelo governo federal.As petições estão agora depositadas no Congresso e dispõem de 30 dias para conseguir um total de 25.000 assinaturas; um objectivo realístico, considerado que algumas petições já ultrapassaram este limiar.

Este o número de assinaturas recolhidas até hoje:

Texas 96.307
Louisiana 32.995
Montana 11.533
North Dakota 25.739
Indiana 17.063
Mississippi 15.432
Kentucky 15.665
North Carolina 25.720
Alabama 26.479
Florida 28.882
Georgia 27.315
New Jersey 27.322
Colorado 18.204
Oregon 12.571

Uma vez reunidas as assinaturas necessárias, a Administração é obrigada a considerar o pedido.
Entretanto, outros Estados seguiram o exemplo e no dia de ontem depositaram as próprias petições com o mesmo objectivo: Hawai, Massachusetts, Washington, Virginia, Iowa, Maine, Missouri, Illinois, New Mexico, Minnesota, Illinois, New Hampshire, Idaho, Rhode Island, Wiscoins, Utah, Ohio, South Dakota, Nebraska, Pennsylvania, Kansas, Oklahoma, Utah, Wyoming, California (esta já com 10.414 após poucas horas), Delaware, Nevada, Arizona (17.959), Arkansas (19.104), Tennessee (26.453), Michigan (16.303).
Obviamente não haverá secessão nenhuma, os números envolvidos não são tão significativos, estamos a falar dum pedido subscrevido por algumas dezenas de cidadãos numa nação com mais de 300 milhões de habitantes.
Todavia não podemos ignorar o sinal: é evidente estarmos perante uma campanha organizada ao nível federal, provavelmente a primeira do género. E tal iniciativa parece conseguir recolher as assinaturas necessárias para que o debate envolva o presidente.
Os Estados Unidos atravessam um dos períodos mais difíceis da própria história pois as ameaças não são oriundas do exterior mas residem na mesma fórmula que conseguiu um dos mais altos níveis de vida do planeta. Há vários anos que os analistas prevêem a dissolução dos Estados Unidos por causas económicas: pelos vistos, há quem comece a acreditar nisso.

Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário