terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Gasto de turistas estrangeiros no Brasil bate recorde em 2012


Rio de Janeiro, um dos destinos mais comuns de turistas estrangeiros no Brasil. Foto: Hector Garcia/Flickr

Os turistas estrangeiros que vieram ao Brasil injetaram na economia do País, até novembro, 6,082 bilhões de dólares, segundo dados divulgados nesta  terça-feira 18 pelo Banco Central. O número mostra um aumento de 2,74% em relação ao mesmo período de 2011, quando a receita foi de 5,920 bilhões, e marca também um recorde histórico para o período entre janeiro e novembro.
Por outro lado, o gasto de brasileiros no exterior também foi recorde: chegou a 14,1 bilhões de dólares no mesmo período. Isso provoca um déficit maior que o de 2011 entre o que foi gasto por turistas estrangeiros no Brasil e por brasileiros no exterior.


O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) acredita que parte deste déficit ocorre devido à diferença de competitividade dos destinos turísticos brasileiros e os internacionais. Entre os elementos que influenciariam a diferença, estão itens como preços de passagens de avião e hotéis.
Para discutir os valores das diárias nos hoteis brasielrios, foi criada a Câmara Setorial que reunirá o setor, a partir de 2013, para analisar informações colhidas pela Embratur em 2012, comparando as tarifas de destinos turísticos brasileiros com hotéis no exterior. A Embratur também quer a queda nos preços das passagens de avião, com o estímulo para a entrada de novas empresas no mercado de aviação nacional.


Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário