sábado, 12 de janeiro de 2013

Decisão da Venezuela sobre OEA deixa a direita falando sozinha






Com o posicionamento da Organização dos Estados Americanos de “respeitar cabalmente” a decisão dos poderes constitucionais da Venezuela de adiar a posse de Hugo Chávez, a direita de lá e a nossa aqui no Brasil ficam sozinhas.


O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, foi extremamente lúcido: "O tema já foi resolvido pelos três poderes do Estado da Venezuela: o Executivo pediu, o Legislativo o considerou, e o Judiciário o resolveu".

Não é surpresa que a decisão da OEA tenha ganhado pouco espaço hoje nos jornais, que insistem em dar todo o destaque à oposição.

Mas não adianta. Essa decisão da OEA e a posição anuente dos Estados Unidos – que expressaram o desejo de "avançar" nas relações bilaterais com a Venezuela independentemente do cenário – atesta a legalidade e a constitucionalidade do adiamento da posse de Chávez.

A nossa direita (com o tucanato à frente) e a nossa mídia (com a família Marinho à frente) ficam sozinhos, lógico que em companhia de seus amigos e congêneres da América Latina. É uma vergonha.

Pelo menos nesses países eles são autênticos e assumem que aceitam tudo, exceto as vitórias democráticas sucessivas em eleições da esquerda e de qualquer governo progressista. Daí terem apoiado o golpe chileno em 1973 e o fracassado e trapalhão golpe na Venezuela em 2002.

Para não esquecer, fica registrado.


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário