segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Folha insiste em ficção da fuga de investidores do Brasil


A Folha de S.Paulo deveria ter vergonha de sua manchete de hoje: “Brasil perde investimento para outros emergentes”. Não é a primeira vez que o jornal dá tão somente ouvidos a especuladores para montar uma reportagem a fim de atacar o governo.

A reportagem diz que os investidores estão trocando o Brasil por outros mercados emergentes por causa de mais impostos e mais interferência do governo na economia.

A própria reportagem se desmonta sozinha. O jornal fala de impostos mais altos, mas só consegue citar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). E esse imposto aumentou justamente para reduzir o capital especulativo que estava sobrevalorizando o real.

O próprio entrevistado do jornal, o economista Nelson Marconi, da FGV, explica que esse aumento foi importante.

Então, a reportagem recorre às “interferências do governo em setores como o de energia” para justificar a tese de que o Brasil está espantando investidores. Essa interferência, como não é explicitada pelo jornal, deve se referir à redução da conta de luz para indústria e consumidores – uma medida fundamental para estimular a produção.

Ou seja, nada se sustenta na reportagem. O que diminuiu foi o juro pago aos fundos, além da aplicação deles em todo o mundo por causa da crise internacional. Ou seja, diminuiu a especulação aqui no Brasil e no mundo.

E só lá no fim de uma reportagem complementar, no pé da página, é que a Folha diz o mais importante: o Investimento Estrangeiro Direto (IED) bateu recorde em 2012 no Brasil, com US$ 60 bilhões. É esse o ponto mais importante. Porque não é dinheiro para especular. É dinheiro que gera produção e riqueza para o país. 


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário