segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Os equívocos de um ex-professor da presidenta Dilma

Eles estão na Folha de S.Paulo hoje. Mas, apesar de conter uma série de equívocos, principalmente quanto aos julgamentos que faz e aos exemplos que utilizou, está muito boa e interessante a entrevista concedida ao jornal pelo ex-presidente do BNDES, professor Carlos Lessa, publicada hoje sob o título "Dilma precisa de coragem para colocar em prática o que fala, diz Carlos Lessa" (leiam aqui).

Na parte dos exemplos, então, Lessa, ex-professor da presidenta da República na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - na disciplina de economia brasileira -, lança-os sem situar quem fez o quê. Dessa forma pode induzir o leitor menos informado, ou na pressa a imaginar que uma série de distorções impostas à economia brasileira foram provocadas por governos do PT, quando na verdade foram cometidos por governos neoliberais que os antecederam, como nos oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso.

"A desnacionalização explica muitas coisas", considera o professor Lessa nesta sua análise da situação, sem situar que os governos FHC (1995-2002) estão entre os que mais desnacionalizaram a economia brasileira com sua política de privatizações."Quem produzia fertilizantes no Brasil até recentemente eram empresas da Petrobras que foram privatizadas. Parece que agora a Petrobras esta refazendo a sua presença no setor de fertilizantes", diz também o professor Lessa.

Governos neoliberais é que desnacionalizaram a economia


Não foram os governos do PT que promoveram a privatização nessa área. Foram os neoliberais que nos antecederam. São os governos do PT, do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, que apoiam a presença da Petrobras de volta ao setor. Lessa diz ter a impressão de que a presidenta Dilma "acha muito melhor que as famílias brasileiras se endividem por construção de residências do que por compra de automotores."

"A indústria da construção civil é altamente virtuosa. Gera emprego, materiais locais, mão de obra local, marcenaria, alvenaria. Além disso, os materiais básicos da indústria são fabricados no Brasil: cimento, produtos cerâmicos, ferro de construção. A família prefere a ideia da casa própria a do automóvel. Prefere se endividar com a casa própria. Isso é sempre virtuoso porque a família para de pagar aluguel (...). É extremamente virtuoso o modelo da construção civil. Coisa que a Dilma sabe."

Sabe, professor, e é exatamente o que acaba de ser anunciado: neste ano de 2013 o governo vai priorizar muito mais o crédito para o setor habitacional, da construção civil, do que para a compra do automóvel. Então, é preciso reconhecer - e quem sabe, o sr. será agora dos primeiros a fazê-lo...- , que a presidenta Dilma governa com coragem, mas também e principalmente, com cautela e critério. E que há uma altíssima dose de sensatez em seu governo.


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário