segunda-feira, 11 de março de 2013

Por que viajam tanto os ministros do TCU?

Pois não é que os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), que posam o tempo todo de vestais e de arautos da transparência,  gastam os tubos em viagens durante o ano, mas não querem que a nação saiba o destino, as justificativas, as razões desse tour com verbas públicas!

A denúncia de que eles se "blindam" e escondem a sete chaves os destinos e razões destas viagens está em matérias com chamada na 1ª página e em página inteira dentro no jornal O Estado de S.Paulo hoje. Justificativa para esse comportamento? A mais esfarrapada: os ministros alegam "razões de segurança" para este sigilo.

Mas quem pensaria em fazer alguma coisa contra um ministro do TCU? Que risco corre um ministro do Tribunal? Ninguém os conhece no país. Passam batidos. Só os que atuam no meio deles e/ou relacionado a eles os conhecem. E por que ministro do TCU tem de viajar tanto?

Quem tem de viajar são os especialistas do Tribunal, os apuradores, auditores, não os ministros. A estes cabe analisar os relatórios dos técnicos e especialistas que vão aos locais em que se desenvolvem obras ou programas e aprová-los e assiná-los ou não. Com a palavra, portanto, os deputados federais, já que o TCU, por disposição constitucional é um órgão auxiliar do Poder Legislativo. Função, aliás, da qual ele se desviou há muito para fazer política.  



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário