sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lula receberá homenagem em Nova York

Lula fala sobre combate a fome e pobreza no México e em Washington

Ex-presidente Lula será homenageado na segunda-feira (22), em Nova York, em jantar do International Crisis Group

Na sexta-feira (19), Lula participará no estado de Chiapas, no México, a convite do governo mexicano,  do lançamento da Cruzada Nacional contra el Hambre (http://sinhambre.gob.mx/). No evento, junto com o presidente Enrique Peña Nieto, ele falará das experiências bem sucedidas do Brasil no combate à fome e à miséria.

No sábado (20), Lula estará em Washington, nos Estados Unidos, onde participará do jantar oferecido pela Africare e entregará o prêmio da entidade para Mo Ibrahim, pela sua atuação em favor do desenvolvimento e redução da pobreza na África.

Lula foi convidado pela entidade para falar sobre o combate à pobreza na África na cerimônia desse ano, após ganhar o prêmio em 2011, mas não pode comparecer a cerimônia, na época, por motivos de saúde.

O ganhador do prêmio desse ano, Mo Ibrahim, é um empresário sudanês, fundador da Mo Ibrahim Foundation (http://www.moibrahimfoundation.org/) que trabalha para melhorar a governança dos países africanos.

Na última etapa da viagem, em Nova York, na segunda-feira (22), Lula fará uma palestra para investidores promovida pelo banco BTG Pactual e será homenageado no jantar anual do prêmio Em Busca da Paz, promovido pelo International Crisis Group (http://www.crisisgroup.org/), junto com o presidente de Mianmar, Thein Sein.

Segundo a organização, o Prêmio do Crisis Group "é uma oportunidade para celebrar figuras inspiradoras do governo, diplomacia e políticas públicas, cuja liderança visionária tenha transformado a vida de milhões e trazido a promessa de um mundo livre de conflitos". Os presidentes dos EUA William Jefferson Clinton e George H.W. Bush, o Prêmio Nobel da Paz Martti Ahtisaari e o financista e filantropo George Soros são algumas das personalidades que já receberam a honraria.

O prêmio para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo comunicado do Crisis Group, é por ele ter: “impulsionado seu país a uma nova era econômica e política, tirando milhões de pessoas da pobreza. Sobre esta base sólida, seu governo se tornou um ator regional e mundial crucial, com uma agenda social e trazendo uma abordagem Sul-Sul para a cooperação internacional e o desenvolvimento global.

O presidente Lula ofereceu aos seus vizinhos regionais uma parceria, fazendo a integração uma realidade concreta. A diplomacia brasileira também ajudou os seus vizinhos da América do Sul a enfrentar suas próprias crises internas.

A solidariedade do Brasil para a África também foi notável, com o país abrindo 17 novas missões diplomáticas no continente durante o governo do presidente Lula. O Brasil também assumiu o comando da operação de manutenção da paz no Haiti e da parte naval da missão da ONU no Líbano.

O governo Lula desenvolveu uma diplomacia autônoma, em harmonia com as exigências da globalização e com os seus projetos de desenvolvimento. Alianças variáveis permitiram a nação a exercer uma presença mundial e aprofundar sua influência. Coalizões, parcerias estratégicas e novas alianças do Brasil permitiram ao país e a seus parceiros preencher o vácuo de poder no campo internacional.”

Lula retorna ao Brasil na terça-feira (23).
Informações da assessoria de imprensa do  Instituto Lula


Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário