sexta-feira, 17 de maio de 2013

As notícias que a grande mídia ignora - José Dirceu


Não é raro que diversas notícias importantes não ganhem destaque na grande imprensa. Muitas vezes, isso acontece porque elas contrariam o que prega essa mesma mídia. É o caso de algumas informações que aparece hoje no Valor Econômico. São informações importantes, mas que não chamaram a atenção dos jornalões.

Elas contextualizam devidamente o cenário econômico do Brasil. Vejam, por exemplo, a que diz que, diferentemente do que cantava a nossa mídia conservadora, há uma piora na economia da América Latina, e o Brasil não é um caso isolado de PIB baixo no ano passado.

O jornal noticia que a piora nas expectativas quanto aos rumos das economias brasileira, argentina e mexicana levaram à menor taxa do Índice de Clima Econômico da América Latina, que caiu de 5,5 pontos para 5,2 pontos entre janeiro e abril. Segundo a avaliação feita pela Fundação Getúlio Vargas, entre janeiro e abril, houve várias revisões para baixo nas taxas de crescimento econômico dos países latino-americanos.

Na mesma página, o Valor diz que a indústria puxou a economia em março, mostrando recuperação do setor. Com essa reação, o jornal tinha previsto alta de 1% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (chamado por alguns de prévia do PIB), que foi divulgado há pouco. Chegou perto. O aumento foi de 1,04%.

Outra notícia no Valor: a CCR tem R$ 3 bilhões de investimentos a serem agregados em seu atual portfólio de rodovias federais. Isso faz parte da fase final de negociações entre governo e concessionárias envolvendo investimentos bilionários. Ou seja, investimentos na infraestrutura.

E mais, também no Valor de hoje: “Novo leilão de aeroportos já movimenta 20 companhias”. Trata-se de Galeão, no Rio, e Confins, em Minas. Isso porque jornalões e analistas vivem dizendo que não há interessados em investir no Brasil...

E, para não nos estendermos muito, só mais uma: a Aliança Navegação e Logística planeja construir no Brasil quatro navios de contêineres até 2017.

Isso tudo a grande imprensa não vê, ignora. 


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário