sexta-feira, 10 de maio de 2013

Garotinho aponta Daniel Dantas como um dos responsáveis por “negociações escusas” na Câmara



MP dos Portos 
Deputado volta a falar em 'MP dos porcos' e diz que revelará mais nomes se for convocado pelo Conselho de Ética da Câmara

 
Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
garotinho
Anthony Garotinho (PR-RJ) chamou a emenda aglutinativa apresentada por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de "emenda Tio Patinhas"

Rio de Janeiro – Após dizer ontem que a Medida Provisória 595, que reforma a Lei dos Portos, deveria ser chamada de “MP dos porcos” e comparar o processo de votação na Câmara a um “show do milhão”, o deputado federal Anthony Garotinho (RJ), líder da bancada do PR, voltou à carga hoje (9) ao afirmar no plenário da casa que Daniel Dantas é um dos empresários que está por trás do que qualificou como “negociações escusas” com deputados interessados em aprovar a emenda aglutinativa apresentada pelo líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ).
“Ontem e durante a semana, lobistas conhecidos, famosos, do setor portuário – que representam, entre outras figuras, só vou falar um nome para não me alongar, o senhor Daniel Dantas – circulavam aqui em reuniões, em salas separadas, com conversas nada republicanas. O que eu sei todo mundo sabe, mas talvez alguns não tenham coragem de dizer. O melhor que aconteceu ao Brasil foi não ter sido votado aquele arranjo, aquela coisa grotesca chamada de emenda aglutinativa. Alguns poucos pontos ali garantem direitos dos trabalhadores, mas o resto é negócio mesmo”, disse o deputado. Dantas é dono da empresa Santos Brasil, que gere o principal terminal de contêineres do país.
Para dar mais nomes, Garotinho afirmou que ser convocado pelo Conselho de Ética da Câmara: “Estou esperando ser chamado para explicar o caso no Conselho de Ética. Eu quero ser chamado para poder dizer aquilo que, até por uma questão de respeito ao Parlamento, eu não fiz ontem. Mas acho que as denúncias que tenho precisam ser apuradas. Se vocês quiserem instalar um procedimento da Comissão de Ética, eu serei o primeiro a assinar”, disse.
Garotinho disse não temer intimidações: “Se pensam que vão me intimidar, não vão. O que eu falei ontem está dito, está mantido, eu reafirmo tudo. Se meu discurso era leviano, porque a votação não prosseguiu? As pessoas que, por prudência, não quiseram votar, sabem que o que eu disse ontem aqui é verdade. Aquela emenda aglutinativa é a emenda Tio Patinhas e desfigura a medida provisória elaborada pela presidenta Dilma para modernizar os portos. Volto a dizer que é a MP dos porcos, dos que querem usar a atividade parlamentar como um balcão de negócios”.

Semana agitada

Até o fim da tarde, nem Eduardo Cunha nem Daniel Dantas haviam se pronunciado sobre os novos ataques de Garotinho. A convocação do líder do PR pelo Conselho de Ética poderá ser feita já na próxima semana.
A próxima semana promete ser agitada na Câmara. O presidente da casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse hoje que colocará a MP dos Portos em votação na noite da próxima segunda-feira (13). Uma sessão extraordinária está marcada para as 18h: “O que votará, o que vai mudar, é uma questão dos líderes das bancadas e de cada parlamentar. O dever da Câmara é pautar essa matéria que caducará na próxima semana”, disse Alves à Agência Câmara.


Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário