segunda-feira, 13 de maio de 2013

Imprensa critica até quando o governo faz o óbvio

A Folha de S.Paulo traz em sua primeira página de hoje a chamada “Governo cede e admite pagar adicional por grandes obras”. É mais uma típica tentativa do jornal de encontrar um viés negativo seja qual for a decisão do governo.

O texto diz que “pressionado por empreiteiras, o governo federal incorporou uma elevação automática de preços sobre o orçamento inicial de grandes obras para compensar custos que eventualmente surjam durante a execução”.

Vejam que, primeiro, criticou-se o governo pelos baixos preços e tarifas nas licitações e concessões, respectivamente. Agora criticam por atender o óbvio? Há crescimento nos custos das grandes obras, inclusive pela ação administrativa do TCU (Tribunal de Contas da União) e exigências ambientais.

Essa elevação de preços é chamada de adicional de risco. Esse modelo substituiu os aditivos, extintos em 2011. Como os custos da obra podem ficar acima do contratado, o governo insere um valor extra para compensar essa diferença.

Essa diferença vem seguindo a média histórica dos aditivos anteriores, mas pode ficar abaixo disso. Ao jornal, o diretor de infraestrutura de logística do Ministério do Planejamento, Marcelo Bruto, disse que o adicional de risco oferece maior solidez ao contrato e evita atrasos.

O diretor-executivo do Dnit, Tarcisio Freitas, afirmou que o valor adicional vai variar de acordo com a qualidade do projeto que o órgão vai licitar. Quanto menos detalhes tiver, maior será a taxa. E acrescenta que, nos EUA, após a implantação desse sistema, os custos baixaram 3% e o tempo da obra passou a ser 14% menor.


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário