quarta-feira, 15 de maio de 2013

Investidores elogiam Brasil e contradizem pessimismo





Mais cedo, tratamos aqui das declarações do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma sobre o pessimismo despropositado na imprensa e em certos setores da sociedade. O Valor Econômico de hoje traz mais duas informações importantes mostrando que, de fato, esse pessimismo não tem razão de ser.

A primeira notícia é a reentrada da francesa Total no Brasil ao investir cerca de R$ 350 milhões em bônus na aquisição de dez blocos em águas ultraprofundas em parcerias no leilão da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Fazia 14 anos que a empresa não participava de nenhum leilão da ANP.


O consórcio formado por Total, Petrobras e BP pagou ágio de 3.735% pelo bloco FZA-M- 57, na Foz do Amazonas, com R$ 345,9 milhões. E eis o motivo por que a Total fez voltou a investir no Brasil: "Não participamos de nenhuma Rodada depois da primeira porque não tivemos interesse no que estava sendo oferecido. Agora é diferente. O Brasil tem descobertas da Petrobras no pré-sal que fazem do país o maior no planeta do petróleo e gás", disse ao jornal Denis Palluat de Besset, diretor-executivo da Total.
 
Para ele, não é possível que nenhuma companhia global do petróleo fique fora do Brasil.
A outra notícia, também no Valor, diz no título: “Para gestora 3i, Brasil supera China e Índia ”. A firma britânica de private equity chegou aqui em 2011 e diz que o país continua muito atrativo.

"O sentimento talvez não seja tão bom como na época da famosa capa da 'Economist' [que mostra a figura do Cristo Redentor decolando do morro do Corcovado], mas permanecemos muito otimistas com as perspectivas para o Brasil", diz o presidente mundial da 3i, Simon Borrows, ao Valor.

Para ele, o Brasil está à frente de economias como China e Índia.
A gestora prevê realizar no Brasil uma média de dois investimentos por ano. "Como investimos em setores ligados ao consumo, o aumento da renda da população e a questão demográfica colocam o Brasil como um lugar muito interessante para se investir neste momento", diz Borrows.


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário