sexta-feira, 19 de julho de 2013

Quem organiza e a quem interessam os atos de vandalismo e saques?

Um novo protesto contra a Rede Globo está marcado para hoje, em frente à sede do jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Os manifestantes vão trocar simbolicamente o nome da rua Irineu Marinho pelo de Leonel Brizola. É importante ressaltar que o ato será pacífico, como bem frisa a nota convocando a manifestação (veja mais abaixo).

É fundamental separar esse tipo de manifestação pacífica dos atos de vandalismo e dos saques que vimos, por exemplo, nesta semana no Leblon, no Rio de Janeiro. Temos que perguntar se esses vandalismos são espontâneos ou organizados. E se organizados, por quem? Provocadores, grupos de direita, grupos radicalizados, anarquistas ou autonomistas?

Quem eles são e por que a Polícia Militar do Rio de Janeiro ficou paralisada e só atuou no final dos saques e depredações do patrimônio público e particular? Trata-se de revolta ou simplesmente de vandalismo e saques?

Manifestação pacífica contra a Globo

Hoje, a manifestação é pacífica e tem responsável, o Centro de Estudos Barão de Itararé (veja mais aqui ). A troca simbólica do nome das ruas vai homenagear Leonel Brizola, que em vida combateu o monopólio e o uso de uma concessão pública para conspirar contra a legalidade, fazer oposição política e apoiar candidatos em eleição.

Sem esquecer o papel da Globo no golpe de 64 e no escândalo do Proconsult, a tentativa de fraude nas eleições para governador do Rio em 1982, vencidas por Brizola.

É um protesto mais do que necessário. Participe.
A concentração será às 17h, na esquina da Rua de Santana com a avenida Presidente Vargas, próximo do metrô da Central. O ato tem início às 18h.

O caso do processo da Receita Federal contra a emissora por sonegação também vai ser abordado.

O comunicado ressalta que a manifestação será pacífica, como a do último dia 3, que transcorreu democraticamente sem qualquer transtorno.



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário