segunda-feira, 30 de setembro de 2013

2014 no Rio: Garotinho lidera; Lula mostra força

:
Com 2.011 entrevistas, entre 9 e 11 de setembro, o Instituto Ulrich Pesquisa e Marketing mostra o ex-governador à frente da corrida eleitoral para o Palácio Guanabara; no segundo lugar, uma mudança em relação a levantamentos anteriores; o senador Lindbergh Farias, do PT, perdeu o segundo posto para o também senador Marcelo Crivela, do PRB; vice-governador Luiz Fernando Pezão continua atrás, com apenas 5% de intenções; no levantamento para presidente da República, Dilma Rousseff marcou 34%; mas quando o público foi perguntado sobre Lula, ex-presidente teve nada menos que 50%
30 de Setembro de 2013 

247 – A um ano das eleições para governador do Rio de Janeiro, um favorito e uma surpresa despontam na mais novo levantamento de opinião do instituto Ulrich Pesquisa e Marketing. A partir de 2.011 entrevistas realizadas entre os dias 9 e 11 de setembro, a pesquisa apurou que chegariam ao segundo turno, se a eleição ocorresse naquele momentos, o ex-governador Anthony Garotinho, do PR, e o senador Marcelo Crivella, do PRB.

Com 25% de intenções de votos, Garotinho confirma a liderança verificada em todos os outros levantamentos de opinião. Ele vai sem demonstrando ter uma base consolidada, que podem lhe valer a passagem para o segundo turno.
A maior surpresa acontece na disputa pelo segundo lugar. Com 17% de intenções, o senador Crivella ultrapassou seu colega Lindbergh Farias, do PT, que marcou 15%. Até aqui, o senador petista aparecia na segunda posição na maioria dos levantamentos.

A queda para o terceiro lugar pode ser atribuida a recentes denúncias contra ele e sua administração na prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Não há boa notícia para o vice-governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB. Ele alcançou apenas 5% de intenções, mantedo-se na quarta posição, a exemplo do que já acontecia em outros levantamentos, distante dos primeiros colocados. Pezão tem, por exemplo, cinco vezes menos intenções de voto que Garotinho neste momento.

A instituto Ulrich apurou, ainda, na mesma pesquisa, que o ex-presidente Lula continua sendo a maior força política nacional dentro do Estado. Com 50% de intenção, o ex-presidente bateria até mesmo a presidente Dilma Rousseff, que marcou 34%. Os nomes deles não foram confrontados na mesma pergunta, mas em indagações diferentes.

No cenário com Dilma, a segunda colocada seria Marina Silva (18%). E aqui, no terceiro lugar e quarto lugares, apareceram duas surpresas, com José Serra, com 10%, e Joaquim Barbosa, presidente do STF, com 8%. O senador Aécio Neves teria 6%, enquanto o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, teria 2%.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário