sexta-feira, 27 de setembro de 2013

56% do eleitorado afirmam ter certeza que votará em Dilma

Um terço dos eleitores brasileiros afirma que com certeza" votará em Dilma Rousseff em 2014, e outros 23% dizem que poderão votar nela, segundo a pesquisa Ibope. Com isso, o potencial de voto da presidente chega a 56% - -sete pontos porcentuais a mais do que no levantamento anterior do instituto, feito em julho.


 No caso de Marina, o potencial de voto é de 43% -11% dos eleitores se declaram seguros da escolha e 32% se dizem inclinados a optar pela candidata à Presidência. A situação de Marina piorou nos últimos dois meses: em julho, seu potencial de voto era de 50%, praticamente o mesmo que Dilma obteve na época. Mas, Marina vem caindo na preferência do eleitorado

Na pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de São Paulo e divulgada na tarde dessa quinta feira (26), quem se destaca em termos de rejeição é José Serra: 47% descartam a possibilidade de votar nele em qualquer hipótese.

 Seu potencial de voto é de 35%. Esse índice é de 33% quando o nome avaliado é o de Aécio Neves, candidato  pelo PSDB. Os que dizem ter certeza da escolha são 5%. 

 O menor potencial de voto da lista avaliada pelo Ibope é o do governador de Pernambuco, Eduardo Campos: 21%. 

No Nordeste, quase metade da população (48%) diz ter certeza de que votará em Dilma. Lá, seu potencial de voto chega a 69% - no Sudeste e no Sul, é de 50% e 53%, respectivamente.

 A pesquisa Ibope também mostra que a  Dilma é bem mais forte no interior que nas capitais e regiões metropolitanas (potencial de voto de 62% e 50%, respectivamente). As cidades maiores foram os principais palcos da onda de protestos de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário