sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Se deixarem, papa Francisco realmente poderá mudar a Igreja Católica


Papa Francisco

As últimas declarações do papa sobre os homossexuais e o aborto trazem boas expectativas de avanço por parte do Vaticano. Se deixarem, o Papa Francisco realmente poderá mudar a Igreja Católica. Uma mudança não apenas na administração, a Cúria – nome bonito para o poder real da igreja do pontífice –, mas também na doutrina, em tabus e dogmas, que na verdade o são, por exemplo, o celibato e o papel da mulher.

Essa mudança está mais do que clara nas declarações recentes do pontífice dadas à ‘La Civiltà Cattolica’, revista jesuíta e italiana. O papa Francisco não apenas afirma que a Igreja deve encontrar um “novo equilíbrio”, como abre suas portas para os homossexuais, os divorciados e as mulheres que praticaram aborto.

“A religião tem o direito de exprimir sua opinião própria a serviço das pessoas, mas Deus na criação nos fez livres: a ingerência espiritual na vida das pessoas não é possível”, afirmou o Papa. E mais: “Não podemos insistir somente sobre as questões ligadas ao aborto, matrimônio homossexual e ao uso de contraceptivos. Isso não é possível.”

Francisco também ponderou: “Eu vejo a Igreja como um hospital de campanha depois de uma batalha”, avaliando que ela deve “encontrar uma novo equilíbrio” sob o risco de até o seu edifício moral “cair como uma castelo de cartas e de perder a frescura e o perfume do Evangelho.”

As declarações do pontífice são, sem dúvida, um extraordinário avanço que, aos poucos, ele explicita como se quisesse dialogar e sentir os católicos de todo o mundo que estão com a palavra. E agora, os jovens apoiarão o papa?

(Foto: ABr)


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário