sábado, 30 de novembro de 2013

Escândalo! Secom entrega tudo a agências tucanas!

30 de Dezembro de 2013 | 18:26 Autor: Miguel do Rosário
suicida
Dando uma fuçada no Brasil 247, me deparo com a seguinte nota:

Propaganda reforçada

Desgastado pelas manifestações e pela investigação do cartel dos transportes, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) lança na próxima semana uma campanha em rádio e TV. As propagandas, preparadas pelas agências Propeg, Lua Branca e Nova SB, mostrarão as obras do governo, principalmente em transporte e saúde. Pesquisa concluída na semana passada indica que a aprovação de Alckmin, que havia caído para 35%, chegou a 42%. O objetivo é atingir 50% até a campanha à reeleição. Para isso, a verba de publicidade, que era de R$ 100 milhões, dobrou.

Então me lembrei de uma reportagem que fiz lá pro Cafezinho, compilando os números da Secom. Repare nas agências contempladas pela Secom (confira a participação da Propeg e Nova, as mesmas que operam com o governo Alckmin).
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No twitter, alguém me avisa que a Propeg é sócia do ex-senador Tasso Jereissati, um dos tucanos mais influentes do partido. Seu irmão, Carlos Jereissati é um dos homens mais ricos do país e herdeiro das privatizações: era dono da OI.

A Nova pertence à João Roberto Vieira da Costa, ex-diretor da Secom no último governo FHC. A Lua Branca, por sua vez, foi criado pelo jornalista Luiz Gonzalez. Tanto a Nova quanto a Lua Branca são “tradicionalmente associadas ao tucanato”, segundo uma reportagem da Folha. Gonzalez fez a campanha de Alckmin em 2006.

Politicamente, há sentido em Alckmin entregar recursos de publicidade de seu estado a agências pertencentes a seus companheiros tucanos, mas ver a Secom dar suas contas para as mesmas empresas é de dar engulhos no estômago! Nem aí teremos pluralidade?

Então ficamos assim. A Secom entrega seus recursos à agências de publicidade pertencentes à tucanos milionários, que por sua vez repassam a verba para grandes empresas de mídia (também ligadas ao tucanato), como a Globo. Tá tudo dominado!

Enquanto em toda a América Latina, vemos os governos progressistas fazerem reformas modernas em seus sistema de comunicação, e até mesmo os EUA assiste a um canal mais à esquerda, a MSNBC, ultrapassar a CNN em audiência e encostar na direitista Fox, o governo brasileiro trabalha para enriquecer cada vez mais os barões da mídia, além de fortalecer o sistema de agências de publicidade “tradicionalmente ligadas ao tucanato”.

Por que isso, Dilma?



Tijolaço

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