domingo, 23 de fevereiro de 2014

Dirceu na Papuda: faxina, biblioteca e paciência

Arquivo/247: José Dirceu
Há mais de três meses preso, e à espera do julgamento dos embargos infringentes, que definirão o tamanho real de sua pena, o ex-ministro José Dirceu mantém uma rotina ativa no presídio da Papuda; faz a limpeza, mata as baratas e organiza a biblioteca; até agora, ele já leu 30 livros; "é lendo que se aprende a escrever e viver", disse ele, numa nota a uma visita; até pedidos de emprego ele recebe dos que o ainda julgam "poderoso"
23 de Fevereiro de 2014 às 06:56


247 - "Baratas tem na Papuda, mas aprendemos a combatê-las", disse José Dirceu, num bilhete escrito a uma enteada que foi visitá-la e relatou estar vivendo sozinha e, agora, também enfrentando as baratas de seu apartamento.


Paciente, ativo e disciplinado, José Dirceu aguarda o julgamento dos embargos infringentes que deverá ocorrer nesta semana, no Supremo Tribunal Federal. Caso seja condenado por formação de quadrilha, sua pena total será de dez anos e dez meses em regime fechado - o que lhe daria direito apenas a duas horas por dia de banho de sol. 


Hoje, Dirceu mantém uma rotina diferente. Organiza os livros da biblioteca, se exercita e faz a faxina do presídio. Reclamou uma única vez, quando usou uma vassoura de má qualidade, que não permite a limpeza do canto das celas.


Segundo relato da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, ele já leu 30 livros. "É lendo que se aprende a escrever e a viver", disse ele, em outro bilhete.
Dirceu tem sido também alvo de uma romaria. Há advogados que tentam ser recebidos por ele, propondo soluções mágicas para o seu caso, e ainda pessoas que o visitam com pedidos de emprego, julgando-o "poderoso".


Nesta semana, a tendência é que ele seja inocentado do crime de formação de quadrilha, caso o STF mantenha a jurisprudência recente. Assim, a despeito das manobras protelatórias de Joaquim Barbosa, ele poderá começar a trabalhar fora da Papuda, seguindo recomendação do próprio Ministério Público Federal.


Ontem, a vaquinha organizada por seus apoiadores superou a arrecadação de R$ 1 milhão e, assim, ele poderá também quitar sua multa (leia mais aqui).




Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário