sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ex-ministro tucano: "pessimismo é exagerado"

:
Luiz Carlos Mendonça Barros, ex-presidente do BNDES e diretor da Quest Investimentos, diz que PIB de 2013 não surpreendeu porque nunca comprou a teoria de que o "país caminha à beira do precipício", compartilhada por analistas que "substituíram o cérebro pelo fígado"; ele diz que a economia brasileira é forte, no entanto, acredita que a dinâmica atual é de PIB abaixo de 1,9%: "A reversão virá com o próximo presidente e um programa crível baseado no investimento privado"
28 de Fevereiro de 2014 às 06:37


247 – Alheio ao que chama de teoria de que o "país caminha à beira do precipício", o ex-ministro tucano Luiz Carlos Mendonça de Barros criticou o pessimismo exagerado sobre o Brasil e os analistas que "substituíram o cérebro pelo fígado".


Em entrevista ao Valor, o ex-presidente do BNDES, diretor da Quest Investimentos e à frente da empresa de caminhões Foton Aumark, diz que a economia brasileira é mais forte. No entanto, acredita que a dinâmica atual é de PIB abaixo de 1,9%. “A reversão virá com o próximo presidente e um programa crível baseado no investimento privado”, afirma.


O ex-ministro diz ainda que a “terapia” do governo para a desaceleração da economia é correta. “É esfriar o consumo para melhorar a inflação e trazer o déficit em conta corrente para um número mais estável, perto de 2,5%, que pode ser coberto pelos investimentos diretos”, disse. Porém, afirma que isso deveria ter sido feito antes, em 2011.


Mendonça também valida a política de aumento de juros do Copom, mas diz que ele pode até parar agora porque o movimento já foi dado e já conseguiu reduzir o consumo.

Leia aqui a entrevista na íntegra.



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário