quinta-feira, 13 de março de 2014

Com Geller, Dilma reforça aliança com agronegócio

:
Indicação do técnico Neri Geller para a Agricultura reforça a aliança da presidente Dilma Rousseff com o agronegócio; nomeação foi defendida pelo empresário e ex-governador de Mato Grosso Blairo Maggi, conhecido como "rei da soja"; ideia surgiu em Lucas do Rio Verde, quando foi anunciado o Plano Safra de 2014; com a escolha, Planalto se afasta da ala fisiológica do PMDB e aponta quadro respeitado pelos empresários do setor, que também é filiado ao partido
13 de Março de 2014 às 10:58


247 - A presidente Dilma Rousseff confirma, nesta quinta-feira, a substituição do ministro da Agricultura, Antonio Andrade, pelo técnico Neri Geller. A indicação foi defendida pelo empresário Blairo Maggi, ex-governador de Mato Grosso, também conhecido como o "rei da soja". 


A ideia surgiu recentemente quando Dilma e Blairo anunciaram o Plano Safra 2014 em Lucas do Rio Verde (MT). Geller atuava até então como secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e tomará posse nesta sexta-feira.


Com a indicação, o Planalto traz um nome de peso do agronegócio para a Agricultura e se afasta da ala mais fisiológica do PMDB. É também uma indicação de que, na reforma ministerial, predominarão quadros técnicos – e não nomes impostos por aliados descontentes.
O anúncio do convite foi feito por ele mesmo nesta quarta-feira, após reunião com a presidente Dilma no Palácio do Planalto, que também teve a participação do atual ministro da Agricultura. Em seguida, ele foi informar o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, também do PMDB.


Neri Geller se filiou ao PMDB em 4 de outubro de 2013. Ele tem apoio dos parlamentares da área rural e do próprio setor. Antes, era ligado ao PP.
Abaixo, reportagem da Agência Brasil sobre as indicações do PMDB. O presidente da legenda, senador Valdir Raupp, afirmou que o nome de Neri Geller "foi um consenso no partido".
Raupp diz que nomes do PMDB para ministérios serão definidos hoje
Luana Lourenço – O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), disse hoje (13) que todas as indicações do partido para a reforma ministerial que a presidenta Dilma Rousseff está fazendo serão definidas ainda hoje.


Um dos nomes indicados, segundo Raupp, é o do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, para assumir o comando da pasta no lugar de Antônio Andrade. "Esse foi um consenso no partido", disse.
Já o nome de Angelo Oswaldo (PMDB-MG), atual presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para o Ministério do Turismo, atualmente comandado por Gastão Vieira, "não pacifica nem a bancada do PMDB mineiro", afirmou Raupp. Apesar de não sugerir outro nome para a vaga, a bancada peemedebista na Câmara não apoia a indicação de Oswaldo.


Com a expectativa da confirmação dos nomes ainda hoje, Raupp calcula que alguns ministros tomem posse amanhã (14) ou na próxima segunda-feira (17).
Apesar das indicações, a insatisfação da bancada peemedebista na Câmara deve continuar, segundo Raupp: "Ainda vai demorar um pouco", avaliou. Além dos ministérios, há problemas de entendimento em relação a alianças estaduais e liberação de emendas. Dos 12 ou 13 estados em que PT e PMDB estão em diálogo para formar aliança eleitoral, já há acordo em oito ou nove, de acordo com o presidente do partido.


Raupp se reuniu hoje de manhã com o vice-presidente Michel Temer e participou da cerimônia, no Palácio do Planalto, para anunciar recursos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana.



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário