terça-feira, 17 de junho de 2014

Após vitória, Biden vê Dilma: "gostei muito dela"

:
Vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que assistiu ontem à vitória da seleção norte-americana contra Gana na Arena das Dunas, em Natal (RN), se reuniu nesta manhã com a presidente Dilma Rousseff; "Tivemos uma ótima reunião", avaliou; "Gostei muito dela"; foi o primeiro encontro de Dilma com uma liderança da Casa Branca depois de ter cancelado viagem aos EUA em 2013, durante o escândalo da espionagem; hoje, Biden chegou ao Palácio do Planalto otimista; questionado se acreditava que as relações entre os países poderiam ser restabelecidas, após a tensão, respondeu: "estou confiante que sim"
17 de Junho de 2014 às 10:48


247, com Reuters - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira que teve com a presidente Dilma Rousseff uma "ótima reunião". "Tivemos uma ótima reunião", disse Biden a jornalistas, após encontro com Dilma no Palácio do Planalto nesta manhã. "Gostei muito dela (Dilma)", acrescentou. Perguntado se a presidente também tinha gostado dele, Biden respondeu: "espero que sim".


Depois de vencer por 2 a 1 a seleção africana de Gana na noite desta segunda-feira 16, em Natal (RN), os Estados Unidos fizeram hoje uma tentativa de reaproximação com o Brasil. As relações entre os dois países foram esfriadas depois do escândalo das denúncias de espionagem pelo governo norte-americano, que atingiu até os meios de comunicação da presidente Dilma Rousseff.


O encontro de Dilma com o vice-presidente Joe Biden foi o primeiro com um representante da Casa Branca depois de a presidente ter cancelado viagem aos Estados Unidos em setembro de 2013, quando se encontraria com o presidente Barack Obama. Na ocasião, o clima era tenso demais para um encontro. Mas o tema não saiu da pauta e espera-se agora que Biden tenha trazido uma mensagem confirmando que o Brasil não será mais espionado pelos americanos.
Nesta manhã, ao chegar ao Palácio do Planalto, em Brasília, Biden se mostrou otimista. Questionado pelos jornalistas se acreditava que as relações entre Brasil e EUA poderiam ser restabelecidas, respondeu: "estou confiante que sim".


Dilma já deu sinais de que espera um discurso nessa linha. Em maio, quando se reuniu com correspondentes da imprensa estrangeira, disse esperar dos EUA um "sinal forte de que essas questões [a espionagem] não se repetirão", como prometeu Obama em janeiro, quando alterou as regras do trabalho da NSA, agência de espionagem norte-americana.
A presidente se reuniu no domingo com a chanceler alemã Angela Merkel, também vítima de espionagem dos EUA. Juntas, elas avaliaram como bastante positiva a aprovação de uma resolução por iniciativa dos dois países na Assembleia-Geral da ONU por mais proteção à privacidade na era digital.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário