terça-feira, 17 de junho de 2014

Poeta vaia Folha, vips e dá um viva a Dilma

:
Ícone do concretismo, o poeta Augusto de Campos se revoltou com o uso no último domingo pela Folha, de Otávio Frias Filho, de seu poema Viva Vaia, que vinha até cercado de uma aspa de Reinaldo Azevedo: "É preferível mandar um poderoso tomar no monossílavo tônico em u a sair quebrando tudo por aí"; "A matéria publicada, composta de três artigos e do meu poema, cercado de legendas sensacionalistas, deixa dúvidas sobre a validade dos xingamentos da torcida, ainda que majoritariamente os condene, e por tabela me envolve nessa forjada querela", diz o poeta; indignado, ele resolveu responder na própria moeda, com um novo poema: "VIVA DILMA. VAIA AOS VIPS"
17 de Junho de 2014 às 08:08


247 - O poeta Augusto de Campos, ícone do concretismo, não gostou nada do uso, pela Folha, no último domingo, de seu poema Viva Vaia. A imagem apareceu cercada de textos e legendas que discutiam os insultos dirigidos à presidente Dilma, no Itaquerão, na última quinta-feira. "A matéria publicada, composta de três artigos e do meu poema, cercado de legendas sensacionalistas, deixa dúvidas sobre a validade dos xingamentos da torcida, ainda que majoritariamente os condene, e por tabela me envolve nessa forjada querela", diz ele. Uma dessas legendas sensacionalistas era de Reinaldo Azevedo, defendendo a agressão.


Indignado, Campos reagiu com o texto abaixo, publicado no blog da Maria Frô. O texto termina até com um novo poema. VIVA DILMA. VAIA AOS VIPS. Leia:


“Prezados Senhores.

Esse jornal utilizou, em 14 de junho de 2014, com grande destaque, o poema VIVA VAIA, de minha autoria, como ilustração de matéria ambígua sobre os insultos recebidos pela presidente Dilma, na partida inicial da seleção.
Utilizou-o, sem minha autorização e sem pagar direitos autorais: sem me dar a mínima satisfação.


Poupo-me de comentar a insólita atitude da FOLHA , a quem eu poderia processar, se quisesse, pelo uso indevido de texto de minha autoria.
A matéria publicada, composta de três artigos e do meu poema, cercado de legendas sensacionalistas, deixa dúvidas sobre a validade dos xingamentos da torcida, ainda que majoritariamente os condene, e por tabela me envolve nessa forjada querela.
A brutalidade da conduta de alguns torcedores, que configura até crime de injúria, mereceria pronta e incisiva condenação e não dubitativa cobertura, abonada por um poema meu publicado fora de contexto.


Os xingamentos, procedentes da área vip, onde se situa gente abastada e conservadora, evidenciam apenas o boçalidade e a truculência que é o reverso da medalha do nosso futebol, assim como a inferioridade civilizatória do brasileiro em relação aos outros povos.
Escreveu, certa vez, Fernando Pessoa: “a estupidez achou sempre o que quis”. Como se viu, até os candidatos de oposição tiveram a desfaçatez de se rejubilarem com os palavrões espúrios. Pois eu lhes digo. VIVA DILMA. VAIA AOS VIPS.”

Augusto de Campos


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário