quinta-feira, 17 de julho de 2014

Boeing abatido: Ucrânia já fala em terrorismo





O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, acaba de se manifestar sobre a derrubada de um Boeing da Malaysia Airlines por um míssil em seu território, numa tragédia que matou 295 pessoas; "ato terrorista", disse ele; aeronave da Malaysia Airlines caiu na Ucrânia, próximo a fronteira com a Rússia, segundo a agência russa de notícias Interfax; um assessor do ministro do Interior ucraniano confirmou que 280 passageiros e 15 membros da tripulação morreram; avião da Boeing, que estava voando de Amsterdã para Kuala Lumpur, teria sido atingido por um míssil disparado do solo; destroços em chamas do avião da Malásia e corpos foram encontrados no leste da Ucrânia; separatistas russos deverão ser acusados pelo Ocidente

17 de Julho de 2014 às 13:12



KIEV (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, acredita que um "ato terrorista" foi a causa da queda de um avião da Malásia na quinta-feira, disse seu assessor. "Poroshenko crê que esse avião foi abatido: não é um incidente, não é uma catástrofe, mas um ato terrorista", disse Svatoslav Tsegolko.

Líder separatista ucraniano culpa Kiev por queda de avião da Malásia

O líder separatista pró-Rússia Aleksander Borodai atribuiu a queda de um avião de passageiros da Malásia no leste da Ucrânia às forças ucranianas, que ele acusou de ter derrubado o aparelho.

"Aparentemente, é mesmo um avião de passageiros, abatido na verdade pela Força Aérea Ucraniana", disse o Borodai à TV estatal russa Rossiya 24. Kiev negou o envolvimento das Forças Armadas ucranianas.

Leia, abaixo, reportagem anterior sobre o caso:

247 – Um avião de passageiros da companhia Malaysia Airlines foi abatido por um míssil na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, e deixou 280 passageiros e 15 tripulantes mortos, informou nesta quinta-feira a agência Interfax, citando um assessor do Ministério do Interior da Ucrânia.

O assessor disse ainda que o avião foi derrubado por um míssil lançado a partir do solo. A empresa aérea informou por meio do Twitter que perdeu contato com o voo MH17. A companhia disse que a última posição conhecida do avião era sobre o espaço aéreo ucraniano. O avião da Boeing estava voando de Amsterdã para Kuala Lumpur.

Por volta de 15 horas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um pronunciamento afirmando que o governo está trabalhando prioritariamente para confirmar que existiam americanos a bordo da aeronave. Ele disse que todas as preces estão com as famílias das vítimas.

Um assessor do Ministério do Interior russo disse à Interfax que o número total de mortos passa de 300, entre eles 23 cidadãos norte-americanos e 30 holandeses. A França informou que pelo menos quatro franceses estavam no avião.

Destroços em chamas de avião da Malásia e corpos são encontrados no leste da Ucrânia

GRABOVO Ucrânia (Reuters) - Dezenas de corpos estavam espalhados ao redor dos destroços ainda em chamas de um avião de passageiros que caiu no leste da Ucrânia nesta quinta-feira, constatou um repórter da Reuters no local.


Um funcionário dos serviços de emergência disse que pelo menos 100 corpos tinham sido encontrados até o momento no local, perto do vilarejo de Grabovo, e pedaços de corpos estavam espalhados por até 15 quilômetros.

Partes quebradas das asas estavam marcadas com tinta azul e vermelha, as cores do emblema da Malaysian Airlines, que perdeu o contato com um voo que ia de Amsterdã para Kuala Lumpur, levando quase 300 pessoas.

(Reportagem de Anton Zverev)

Governo ucraniano admite que avião desaparecido pode ter sido abatido

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

O governo da Ucrânia admitiu há pouco a possibilidade de que o avião da Malaysia Airlines, desaparecido hoje (17), possa ter sido abatido. "Nós não excluímos a ideia de que a aeronave em questão tenha sido abatida", informou a presidência do país, por meio de nota.

"O presidente da Ucrânia expressou suas profundas e mais sinceras condolências aos amigos e parentes dos mortos nesta terrível tragédia. Todas as ações possíveis de busca e resgate estão sendo conduzidas", acrescentou o comunicado, que destacou a criação de uma comissão para investigar o caso.

Mais cedo, a companhia aérea informou apenas que uma de suas aeronaves está desaparecida. De acordo com a empresa, o último contato com o voo MH17, que partiu de Amsterdã com destino a Kuala Lumpur, foi feito quando o avião sobrevoava a Ucrânia.

Por meio do Twitter, a Malaysia Airlines informou que mais detalhes sobre o caso serão divulgado em breve.
Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário