quarta-feira, 16 de julho de 2014

Lula rebate rival: “Não leio o Fernando Henrique”



Ex-presidente petista ironiza acusação feita por ex-presidente tucano de que ele "jamais se explica, só acusa"; durante inauguração de Central Mecanizada de Triagem de lixo, em São Paulo, Lula diminuiu a importância do posicionamento tomado ontem por Fernando Henrique Cardoso, que atacou o petista por ter dito que houve "corrupção escondida" na gestão tucana no governo federal; "Eu não leio o Fernando Henrique", devolveu; ele agregou que prefeito Fernando Haddad é "um bom cabo eleitoral" para o candidato a governador Alexandre Padilha; meta da gestão municipal de aumentar de 1% para 10% o índice de coleta seletiva de lixo já vai sendo batida antes do prazo estipulado

16 de Julho de 2014 às 14:32




247 – Mesmo de bom humor, vestido todo de preto e disponível para ser abraçado e fotografado por equipes de catadores de lixo de São Paulo, o ex-presidente Lula, ao seu modo, não deixou sem resposta a mais recente manifestação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para quem Lula "jamais se explica, só acusa". O ex-presidente petista havia dito que existiu "corrupção escondida" no governo de FHC. Este, por seu lado, registrou em texto no site Observador Político, ligado ao Instituto FHC, que Lula "é incapaz de autocrítica". Tratava-se de um referência ao desfecho da Ação Penal 470, o chamado mensalão, encerrada com a condenação de ex-líderes do PT.

- Eu não leio o Fernando Henrique, devolveu Lula, curto e seco, aos jornalistas que o abordaram, na manhã desta quarta-feira 16, durante inauguração da Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, na zona sul da capital paulista.

O ex-presidente compareceu à inauguração do equipamento – uma grandiosa central de coleta e processamento de lixo reciclável, com acesso aberto a todas as cooperativas de catadores de resíduos sólidos da cidade – com uma dupla intenção. Lula sempre foi ligado aos catadores de lixo paulistanos, com quem se acostumou a almoçar nos dias de Natal dos últimos anos. A ideia era prestigiá-los e, ao mesmo tempo, dar mais visibilidade à inauguração feita pelo prefeito Fernando Haddad.

A inauguração foi concorrida. Com equipamentos de reciclagem de lixo comprados na França, a central é a segunda inaugurada na gestão de Haddad. O prefeito se comprometeu com a meta de elevar de 1% - índice de dezembro de 2012, ao final do governo de Gilberto Kassab, do PSD – para 10% o volume de lixo reciclado em São Paulo. As duas centrais em funcionamento já elevaram esse índice para 7%. Como há outras duas centrais prontas para serem inauguradas ainda este ano, a meta será batida.

Haddad lembrou que existem, em todo o mundo, apenas outras oito centrais de reciclagem de lixo como a inaugurada hoje em São Paulo. Mas, na América Latina, a que foi inaugurada hoje é a única.

- Leva algum tempo para as pessoas perceberem, mas estamos desenvolvendo o mais amplo programa ambiental que a cidade já teve. Ele engloba desde a melhoria do transporte coletivo, para evitar ao máximo o uso dos meios individuais, até a inauguração de centrais modernas como essa e de novos parques.
 
 
Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário