sexta-feira, 18 de julho de 2014

Ministério da Saúde responde críticas de Aécio

sex, 18/07/2014 - 09:25



Jornal GGN - O Ministério da Saúde defendeu o modelo do programa Mais Médicos após críticas feitas pelo candidato presidencial do PSDB, Aécio Neves, durante sabatina promovida pelo Folha de São Paulo na última quarta-feira. De acordo com o Ministério, "a participação de profissionais cubanos ocorre por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde, que é responsável pela interlocução com o governo de Cuba. O pagamento dos médicos é feito pelo governo cubano." Aécio afirmou que manteria o programa, mas faria alterações para garantir salários integrais aos profissionais cubanos.

Da Folha
Ministério rebate crítica de Aécio ao Mais Médicos

Tucano atacou modelo do programa federal

Após críticas do candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, o Ministério da Saúde saiu em defesa do modelo adotado pelo governo para o programa Mais Médicos.

Em sabatina realizada pela Folha, pelo portal UOL, pelo SBT e pela rádio Jovem Pan na quarta (16), o tucano afirmou que, se eleito, manteria o Mais Médicos, mas faria alterações para garantir salários integrais aos profissionais de Cuba e a necessidade de revalidação do diploma dos médicos estrangeiros.

Em nota divulgada nesta quinta (17), o ministério rebate as críticas, mas sem citar a origem dos questionamentos.

"A participação de profissionais cubanos (...) ocorre por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde, que é responsável pela interlocução com o governo de Cuba. Esses profissionais atuam no Brasil em modelo similar ao adotado em convênios com outros 63 países. (...)O pagamento dos médicos é feito pelo governo cubano."

A pasta diz ainda que os médicos do programa são formados em "instituições reconhecidas por seus países" e que a revalidação dos diplomas "prejudicaria" a fixação dos profissionais, que poderiam atuar onde quisessem.

Pelas regras do programa, o médico só pode atuar na cidade para onde é indicado pelo governo.

(JOHANNA NUBLAT)
 
 
Jornal GGN   -   Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário