sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Dirceu: “É uma loucura” - Paulo Moreira Leite


29 de agosto de 2014

por Paulo Moreira Leite

Indignado, ex-ministro desmente a interlocutores versão de que não torceria por Dilma e que até acreditaria em vitória de Marina Silva


Os leitores do blog de José Dirceu tem acompanhado as críticas crescentes do ex-ministro a Marina Silva.

Numa postura coerente com aquilo que se espera de um dos principais líderes do PT, empenhado na reeleição de Dilma Rousseff, Dirceu não deixa passar nada. Quando surgiram dados mais recentes sobre os lucros dos bancos privados, o blog Dirceu perguntou o que os candidatos de oposição “têm a dizer sobre isso, especialmente Marina, apoiada pelo Itau.”

Avaliando a entrevista de Marina ao Jornal Nacional, na qual foi questionada sobre o avião que servia a campanha do PSB, Dirceu observou através do blog: “Marina tenta explicar o inexplicável.”

Estes antecedentes só ampliaram a surpresa de quem leu o blog de Fernando Rodrigues, hoje, onde se fazem afirmações chocantes em torno das opiniões de Dirceu sobre as eleições.
Mencionando “interlocutores” do ex-ministro, o blog diz que Dirceu dá a eleição como caso resolvido — com a vitória de Marina em segundo turno. Mais: afirma que Dirceu estaria dizendo que Dilma, “apenas estaria colhendo o que plantou.” Conforme foi publicado, o ex-ministro guarda uma “mágoa imensa” da presidente, a ponto de dizer que “não está triste por antever a derrota dilmista em outubro.”

Em obediência as regras do regime penitenciário, Dirceu só poderia dar entrevistas se tivesse autorização da Justiça — e não está autorizado a fazê-lo. Mas ele conversou com interlocutores na manhã de hoje, ouvidos pelo blog, a quem fez um desmentido completo.

Disse que a versão publicada é “uma loucura.” Conforme um desses interlocutores, ele chegou a fazer ironias com a versão de que de estaria magoado com Dilma. “Depois de tudo o que eu já passei vou guardar mágoa de alguém?,” perguntou.

Com mais seriedade, Dirceu repetiu mais de uma vez a seu interlocutor que, em se tratando da presidente, “nem haveria motivos para mágoa.” Ele argumentou ainda que Dilma tem lhe oferecido frequentes demonstrações de consideração. Como exemplo, lembrou que fez questão de convidá-lo para a posse no Planalto. “Você sabe o que é isso?”

Falando sobre a definição de que Marina, pela origem social, pode ser chamada de “Lula de saias”, Dirceu argumentou: “Milhares de jornalistas escreveram isso, anos atrás. Mas eu nunca disse nem diria isso hoje. Não tem nada a ver”

Quando lhe pediram para comentar a frase “não está triste por antever a derrota dilmista,” Dirceu mostrou-se indignado, revela seu interlocutor: “Isso seria uma canalhice.”






Paulo Moreira Leite é diretor do 247 em Brasília. É também autor do livro "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA, IstoÉ e Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". 
 
 
Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário