quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Governo do PSDB em São Paulo quer acabar com a USP



Precisamos ficar de olho no que está acontecendo com a USP, o governo de Geraldo Alckmin está querendo desmembrar a maior universidade estadual do Estado de São Paulo. Nos 20 anos de governo tucano no Estado eles sucatearam a universidade. Sucatearam o campus, o hospital, a moradia estudantil e o transporte. E, agora querem resolver o problema com divisão da universidade e a cobrança de mensalidades.

Hospital Universitário ameaçado de desvinculação

Na ultima terça feira, um protesto contra as medidas anticrise propostas pelo governador Geraldo Alckmin reuniu 600 alunos e professores no principal campus da universidade. O protesto pressionou o Conselho Universitário (CU) – ultima instancia de decisão universitária da USP – que adiou a decisão sobre a transferência do Hospital Universitário (HU) para o governo estadual.

A decisão do adiamento acorreu também depois de pedidos da direção da Faculdade de Medicina e dos alunos, que fazem uma paralisação de dois dias em protesto. Agora uma comissão será constituída para debater o tema e terá um prazo de 30 dias para apresentar os resultados.

Mas esta medida não muda a realidade. O abandono do hospital foi tamanho que há duas semanas, por falta de dinheiro, a diretoria do HU divulgou que foi obrigada a reduzir drasticamente o atendimento a população. Antes da crise era atendida uma média de 900 pacientes/dia, hoje são consultados apenas 40 pacientes/dia e dezenas de cirurgias marcadas para os próximos dias tiveram que ser suspendidas. Diante deste cenário a diretoria do hospital aconselhou que os pacientes passassem a procurar outros centros médicos.

O CU já aprovou a desvinculação do Centrinho

Durante esta mesma sessão o Conselho Universitário aprovou a desvincularização do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), mais conhecido como Centrinho, da USP. Agora o Centrinho é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.

O HRAC é conhecido nacionalmente pelo trabalho em reabilitação de portadores de fissuras labiopalatais e malformações craniofaciais, desde que congênitas, e por oferecer tratamento completo na área da audição e da visão subnormal.

Esta decisão nos mostra que apesar de diversos movimentos de resistência feitos por alunos, professores e pela sociedade os acontecimentos de ontem mostram que o Governador Alckmin pode estar conseguindo seu objetivo.

Assim, podemos ver que apesar de diversos movimentos de resistência feitos por alunos, professores e pela sociedade os acontecimentos de ontem mostram que o Governador Alckmin pode estar conseguindo seu objetivo.

Servidores em greve

O plano de demissão voluntária de até 2 mil voluntários que deveria, também, ser analisado esta sessão não foi abordado por falta de tempo. O CU retomará a sessão na próxima semana.

Enquanto isto servidores da USP estão em greve a três meses. A paralisação já é uma das mais longas da categoria. Os trabalhadores pedem um reajuste salarial de 9,78%. A universidade usa a crise econômica como argumento para não negociar com os grevistas.

Não só a USP foi abandonada pelos tucanos

Sob a gestão do governador Geraldo Alckmin não só as universidades estaduais foram negligenciadas. Como todos os paulistanos sabe o sistema de transporte publico administrado por Alckmin deixa a desejar.

Na noite de ontem uma falha de energia cessou a circulação de trens em parte da linha 2-verde do metrô de São Paulo. A assessoria de imprensa do metrô informou que, o problema começou por volta das 20h10 no trecho entre as estações Trianon/Masp e Clínicas. Os usuários tiveram que esperar sentados no chão da estação até a normatização do serviço que só teve início mais de meia hora depois. As causas da falha, porém, ainda serão averiguadas.


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário