quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Na cúpula do Clima, Dilma critica países ricos



A presidenta Dilma está hoje em Nova Iorque, onde discursou na Cúpula do Clima, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e apresentou um balanço das ações de seu governo para reduzir o aquecimento global.

Durante sua fala a presidenta orgulhosamente afirmou que “o Brasil não anuncia promessas, mostra resultados. Reduzimos a pobreza e protegemos o meio ambiente”.

Ela lembrou que seu governo ajudou na redução do desmatamento e da emissão de gases causadores do efeito estufa. A presidenta mostrou dados que revelam a redução da emissão anual de dióxido de carbono em 650 milhões de toneladas de 2010 até hoje.

“Nos últimos anos o desmatamento no Brasil caiu 79%” e o país está cumprindo com o compromisso de uma redução de entre 36 e 39% das emissões de gases do efeito estufa até 2020”, complementou.

Crítica aos países ricos

Atendendo a expectativas dos ambientalistas brasileiros a presidenta defendeu um acordo internacional “universal, ambicioso e legalmente vinculante” para controlar o efeito estufa. Na opinião dela um acordo desse tipo, apesar de difícil e custoso, irá favorecer a todos. “Os custos para enfrentar as mudanças do clima são elevados, mas os benefícios mais que compensam”, disse.

Em seu discurso ela também criticou o modelo que os países ricos historicamente adotam para seu desenvolvimento. Segundo a presidenta os países desenvolvidos produzem altas taxas de emissões de gases e dizimam florestas para conseguirem alcançar e manter o nível de bem estar social. “Nós não queremos repetir esse modelo, mas não renunciaremos ao imperativo de reduzir as desigualdades e elevar o padrão de vida de nossa gente”, afirmou.

Questão ambiental é tratada com respeito pelo governo Dilma

A postura da Presidenta de ir à Nova Iorque em meio à campanha eleitoral e os números e propostas apresentadas por ela servem de contra argumento à crítica feita pelo sócio fundador do Instituto Socioambiental, Marcio Santilli, e publicada hoje pelo jornal Estado de São Paulo. Segundo ele, em 2013, a emissão de gases aumentou e o desmatamento cresceu e isso “teria de ser compensado por uma demonstração de vontade política para reverter o quadro”.

Amanha Dilma discursará na Assembleia Geral da ONU.

Confiram aqui a íntegra do discurso da presidenta Dilma.

(Foto: Roberto Stucker Filho/PR)
 
 
Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário