terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Um dia histórico para todos os que lutaram pela libertação de Cuba



 
Raúl Castro e Barack Obama (Foto: Arquivo ABr)

Para todos os cidadãos do mundo, bem intencionados e de boa vontade como o ex-ministro José Dirceu, que dedicaram boa parte da vida à luta e à defesa do fim bloqueio – que ainda persistirá até o Congresso americano o revogar – e pela integração total de Cuba à comunidade internacional de nações, o 17 de dezembro passa a ser um dia especial em suas vidas.

Os Estados Unidos e Cuba reataram relações diplomáticas ontem. Os dois países trocaram prisioneiros e, assim, estão livres os três últimos, dos cinco heróis cubanos presos injustamente em Miami e nunca abandonados por seus patrícios cubanos. Nunca abandonados por seu governo, por Dirceu, por todos nós e pelos cidadãos do mundo que nos engajávamos nessa luta pela libertação deles. Deles e de Cuba.

Então, toda a luta desses anos todos para denunciar na ONU o caráter criminoso e ilegal do bloqueio norte-americano, por fim pode ser vitoriosa. Afinal, ali nas Nações Unidas, há anos apenas Israel e duas nações-ilha apoiavam a continuidade desse bloqueio americano que foi um dos mais cruéis e desumanos da história mundial.

Para os governos Lula e Dilma, mais do que uma vitória política 

Para o Brasil,para os governos Lula e Dilma e para o PT que sempre foi solidário com Cuba na luta contra todas tentativas de isolá-la e de bloquear sua economia, mais do que uma vitória política, o reatamento de relações diplomáticas Cuba-EUA é uma grande vitória de nossa diplomacia e política externa e de comércio exterior.

Criticados todos esses anos pela mídia – com as Organizações Globo à frente -, agora se comprova correta nossa política de expandir e financiar o comércio e os investimentos em Cuba e nas Américas Latina e Central. Evidencia-se correto, particularmente, o financiamento do Porto de Mariel, que de forma ridícula e primária era criticado pelos tucanos – e aí, sempre e de novo com ampla cobertura da mídia.

Mariel e um porto de águas profundas, o único da região do Caribe que nos possibilita exportar e financiar serviços e, de forma moderna fazer comércio, exportar capitais, tecnologia e serviços. O que necessitamos e muito. Para isso precisamos urgentemente de um banco de exportação e importação e de uma política de comércio exterior com instrumentos institucionais adequados para o mundo de hoje.

Para Dirceu, certeza da justa luta que travou com companheiros e companheiras

O caso cubano ilustra, portanto, e é um exemplo típico do atraso de nossos adversários políticos e de sua posição retrógrada e reacionária em matéria de comércio exterior. Todas as grandes economias buscam desesperadamente financiar suas exportações e ganhar mercados. Assim, os presidentes Lula e Dilma hoje podem e devem comemorar essa vitória de todos os amigos de Cuba.

O ex-ministro José Dirceu especialmente, tem todos os motivos para comemorar. Ele, que recebeu toda a solidariedade e o carinho do povo de Cuba nos anos em que viveu naquele pais e lutava contra a ditadura militar que o baniu e o obrigou ao exílio lá, comemora esse fato histórico hoje com o pensamento voltado para os companheiros e companheiras que consigo foram acolhidos por Cuba.

Permitindo-se um momento de melancolia – o que é raro da parte de Dirceu – ele reporta sua memória especialmente a aqueles que hoje não estão mais com ele porque foram assassinados pela ditadura militar brasileira. E o faz na certeza, cada vez maior, da justeza da luta que travaram, ele e aqueles companheiros e companheiras pela liberdade e a democracia no Brasil


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário