sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CPI do SwissLeaks-HSBC deve ser instalada, sem assinaturas do PSBD

Patricia Faermann


Nenhum senador do PSDB assinou ainda o pedido de abertura da Comissão. O partido que mais angariou assinaturas foi o PT.


Jornal GGN - O pedido de abertura da CPI do SwissLeaks-HSBC foi lido nesta sexta-feira (27) no Senado, para investigar as denúncias das contas secretas no banco da Suíça. A sugestão foi do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que conseguiu 33 assinaturas, seis a mais que o mínimo necessário para a criação de uma comissão. Até agora, confirmaram 31 senadores, o que pelas contas já confirma a abertura.

O partido que angariou mais assinaturas para a abertura das investigações foi o PT, com oito parlamentares. E, até agora, nenhum senador do PSDB assinou o requerimento.

Ao contrário de seus discursos contra a corrupção, o ex-candidato à presidência Aécio Neves, o senador que deverá comandar a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Aloysio Nunes, e o senador Álvaro Dias nãi assinaram o pedido da CPI.

De acordo com o requerimento, a Comissão terá 11 integrantes titulares e seis suplentes, com um prazo de 180 dias de duração. Os parlamentares têm até a meia-noite desta sexta-feira para incluir ou retirar seus nomes.

O objetivo da CPI é investigar as contas secretas de brasileiros na filial do HSBC em Genebra. Randolfe Rodrigues defende que o Ministério da Fazenda e o Ministério da Justiça obtenham o nome de todos os brasileiros na lista, para investigar as possíveis condutas ilícitas.

O senador do PSOL afirmou que o interesse é suprapartidário e não busca "fomentar disputas" entre as siglas, e sim “desmantelar pela raiz” o esquema criminoso. "Esse escândalo é de dimensão mundial. De acordo com o Financial Times, trata-se do maior caso de evasão fiscal do mundo. É necessário que o parlamento brasileiro também se manifeste e instaure um procedimento de investigação", disse Randolfe.

Saiba quais são os 31 senadores que já assinaram o pedido de abertura da CPI:

Gleisi Hoffmann (PT-PR)

Humberto Costa (PT-PE)

Jorge Vianna (PT-AC)

José Pimentel (PT-CE)

Lindbergh Farias (PT-RJ)

Paulo Rocha (PT-PA)

Regina Souza (PT-PI)

Walter Pinheiro (PT-BA)

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)

Randolfe Rodrigues (Psol-AP)

Marcelo Crivella (PRB-RJ)

Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)

João Capiberibe (PSB-AP)

Lídice da Mata (PSB-BA)

Roberto Rocha (PSB-MA)

Romário (PSB-RJ)

Roberto Requião (PMDB-PR)

Rose de Freitas (PMDB-ES)

Waldemir Moka (PMDB-MS)

Cristovam Buarque (PDT-DF)

Reguffe (PDT-DF)

Telmário Mota (PDT-RR)

Hélio José (PSD-DF)

Omar Aziz (PSD-AM)

Otto Alencar (PSD-BA)

Sérgio Petecão (PSD-AC)

Magno Malta (PR-ES)

Gladson Cameli (PP-AC)

José Medeiros (PPS-MT)

Davi Alcolumbre (DEM-AP)

Wilder Morais (DEM-GO)


Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário