domingo, 26 de abril de 2015

Boff faz apelo a governador de São Paulo para dialogar com professores



O escritor e teólogo Leonardo Boff fez um apelo para que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), dialogue com os professores, em greve desde o dia 13 de março; a principal reivindicação da categoria é o aumento salarial de 75,33%; "Quero apoiar aos professores da rede estadual de São Paulo que estão há 50 dias em greve", disse 

26 DE ABRIL DE 2015 ÀS 17:35


SP 247 – O escritor e teólogo Leonardo Boff fez um apelo para que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), dialogue com os professores, que estão em greve, que teve início no dia 13 de março. A principal reivindicação da categoria é o aumento salarial de 75,33%.

"Quero apoiar aos professores da rede estadual de São Paulo que estão há 50 dias em greve. Apelo ao Governador Alckmin q/os receba e dialogue", pediu o escritor, peloTwitter.

A presidente do Sindicato dos Professores no Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, havia informado, na semana passada, que os professores entraram com uma ação na Justiça para coibir que os professores tenham os dias parados descontados.

A categoria também entrou com uma ação no Tribunal Regional do Trabalho solicitando que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) atue como intermediário na negociação com o governo paulista.

A Secretaria Estadual de Educação, que tem como titular Herman Voorwald, informou que os professores receberão uma proposta salarial apenas em julho, o que deixou a categoria mais revoltada. A pasta havia informado, também, que os docentes receberam um reajuste de 45% diluído nos últimos quatro anos.

Mas os professores argumentam que o cálculo incluiu a bonificação para chegar a esse percentual. Se for considerado apenas o salário-base, o aumento foi de 29% em quatro anos, de acordo com a categoria. 

Os professores pedem, ainda, equiparação salarial. Segundo o Plano Nacional de Educação, lançado pelo Governo Federal em 2013, até 2020, os salários dos professores devem estar equiparados aos dos profissionais com ensino superior. Em São Paulo, o piso salarial da categoria é de R$ 2.460. A média do salário dos profissionais com ensino superior é de R$ 4.237 reais.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário