sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Apesar de tudo, a torcida está de volta, por João Sucata


SEX, 28/08/2015 - 10:39



Estão certas as críticas aos excessos despendidos com estádios para a Copa do Mundo. Toda aquela grana está fazendo falta agora. Pior é que parece que tudo vai se repetir na preparação das Olimpíadas. Bilhões serão gastos.

Ressalte-se que o São Paulo continua com seu velho estádio, onde deveriam acontecer os jogos da Copa em São Paulo. Construiu sem ajuda oficial. Por que os demais não conseguem?

Nada contra o Corinthians, mas se os tricolores construíram o estádio sem ajuda chapa branca, assim deveria acontecer com o clube da Zona Leste. O alvinegro foi atrás de bancos e ficou endividado até a cabeça; terá que fazer força para não ver o estádio leiloado, como aconteceu com o Guarani, este devido a indústria das reclamações trabalhistas. Por sua vez, uma fórmula melhor ainda aconteceu com o Palmeiras. Ganhou seu estádio e os investidores um tremendo lugar para ser explorado para shows e outros eventos. A torcida, a mais sofrida dos grandes clubes nos últimos anos, voltou a lotar as arquibancadas.

Os novos estádios estão sendo fundamental no movimento que tem feito a torcida voltar a ver in loco partidas de futebol. A média de público se tornou espetacular e pode ser mantida com os clubes reforçando seus elencos, venda de ingressos pela internet etc.

O ruim é o preço do ingresso, salgado. Com isso, cada vez mais a assistência é composta por classe média. O povão mesmo, segue pela TV e quando é pay per view, tem que fazer vaquinha. É o regime de mercado: quem pode paga e tem; mais procura, maior preço.

Outra fator que tem ajudado é o metrô. Nos estádios do Corinthians e do Palmeiras, chega-se de forma barata e rápida. Todo mundo sabe a dificuldade de chegar ao Morumbi, ou até no Pacaembu. Se tiver uma vaga, tem que pagar o flanelinha, que cobra o valor de outro ingresso, enquanto a polícia assiste.



Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário