sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Obras de estrada do aeroporto Itamar Franco são retomadas

Novo prazo previsto pela empreiteira para concluir a estrada é até o fim do próximo ano. Estimativa é de abertura de cem empregos diretos

POR EDUARDO VALENTE

Construção da via foi interrompida quando quase 50% dos trabalhos tinham sido executados (Leonardo Costa/24-09-15)


Foram reiniciadas as obras de construção do acesso ao Aeroporto Presidente Itamar Franco, entre a rodovia BR-040, altura da Barreira do Triunfo, e a MG-353, no distrito de João Ferreira, em Coronel Pacheco. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), a empreiteira responsável pela intervenção é a terceira colocada no processo licitatório feito em 2013. Na época, venceu o certame a Camter Construções e Empreendimentos, que desistiu da obra após a paralisação dos trabalhos, no fim do ano passado, com os cortes de repasses pelo Governo do estado. Agora a responsável pela construção é a Contek Engenharia, que assinou contrato no final do mês de agosto. Conforme o DER/MG, a segunda colocada no processo licitatório não teve interesse em assumir a empreitada.

Caberá à Contek concluir a estrada de 13,8 quilômetros, paralisada quando quase 50% das obras tinham sido executadas. Para entregar o acesso pronto, o DER/MG estima serem necessários gastos de R$ 34, milhões e prazo de 450 dias. Além de toda a infraestrutura da rodovia, o valor também contempla a construção de um viaduto, a ser erguido no entroncamento com a BR-040. Entre os serviços a serem feitos, estão ações de terraplanagem, drenagem, proteção ao meio ambiente, pavimentação e sinalização. A Contek estima criar 600 empregos com a obra, sendo cerca de cem diretos e 500 indiretos.


Engenheiro da Contek garante que desmoronamento de talude em trecho da obra é de fácil resolução (Leonardo Costa/24-09-15)


De acordo com o engenheiro responsável pela Contek em Minas Gerais, Maurício Torres Sampaio, as intervenções serão intensificadas após o período chuvoso, embora já haja movimentação de máquinas e operários, como a Tribuna constatou na tarde da última quarta-feira. “A expectativa é concluir todo o acesso até o fim do ano que vem. Mas durante os dias chuvosos só produzimos cerca de 30% do que conseguimos em dias de tempo estável. Obras mais pesadas mesmo devem ocorrer depois de março, apesar de que podemos aproveitar os veranicos (vários dias de estiagem durante o período chuvoso).”

Ele também citou a condição encontrada na obra que, segundo ele, está boa. Ao ser perguntando sobre o desmoronamento de um talude, como a reportagem havia mostrado em matéria publicada em julho, Maurício garantiu não ser nada grave. “Não é representativo. Quando se faz um corte de 50 metros de altura, como é o caso, por uma razão ou outra pode haver desmoronamentos. Vamos recuperar a falha e eliminar as causas de instabilidade no período seco.”

Orçamento

Até a construção da estrada ser paralisada, o Governo estadual havia disponibilizado R$ 32,3 milhões. Com os R$ 34,1 milhões restantes, a estimativa é que todo o acesso custe R$ 66,4 milhões. Este ano, o DER/MG disponibilizará R$ 14 milhões, enquanto que o restante está previsto para ser incluído no orçamento de Minas do ano que vem. A expectativa é de que a nova estrada facilite o transporte de veículos pesados entre a rodovia federal e o Aeroporto Itamar Franco, que tem potencial para ser a grande escoadora de cargas da Zona da Mata. Além disso, a via deve reduzir o fluxo destes veículos dentro do perímetro urbano, já que hoje eles cortam a cidade para chegar à BR-040.


Tribuna de Minas

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