sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

SUÍÇO GIANNI INFANTINO É ELEITO PRESIDENTE DA FIFA



Com 115 votos no segundo turno das eleições, o suíço Gianni Infantino foi eleito nesta sexta, 26, o novo presidente da Fifa, no mais disputado pleito da história da entidade; tido como azarão, Infantino venceu por apenas três votos de diferença para o xeque Salman bin Ibrahim Al-Khalifa, do Bahrein, 88 contra 85 no primeiro turno; Ali bin al-Hussein, príncipe da Jordânia, ficou em terceiro, com 27 votos; "Me falta palavras para expressar a emoção. Sou o presidente de todos. Vamos trabalhar para dar transparência a Fifa", disse Infantino

26 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 14:33


247 - O suíço Gianni Infantino foi eleito nesta sexta (26) o novo presidente da Fifa. No mais disputado pleito da história, ele obteve a vitória com 115 votos no segundo turno das eleições.

No primeiro turno de votação, que demorou mais de duas horas. o suíço venceu apertado o xeque Salman bin Ibrahim Al-Khalifa, do Bahrein —88 votos contra 85. Ali bin al-Hussein, príncipe da Jordânia, ficou em terceiro, com 27 votos. O último colocado foi o francês Jérôme Champagne, com 7 votos.

No segundo turno, o vencedor teria que conseguir mais da metade dos votos. Infantino obteve 115, contra 88 do xeque. Já o príncipe conseguiu quatro votos, enquanto Champagne não obteve nenhum voto.

"Me falta palavras para expressar a emoção. Sou o presidente de todos. Vamos trabalhar para dar transparência a Fifa", disse Infantino, no seu rápido discurso da vitória.

Leia abaixo reportagem da Agência Brasil sobre o assunto:

Ex-secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino é eleito presidente da Fifa

O ítalo-suíço Gianni Infantino, 45 anos, foi eleito hoje (26) novo presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O ex-secretário-geral da Federação Europeia de Futebol recebeu 115 dos 207 votos computados.

Infantino derrotou o xeque do Bahrein Salman bin Ebrahim Al Khalifa (88 votos), um dos favoritos, além do príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein (quatro votos) e do francês Jérôme Champagne (nenhum voto). O sul-africano Tokyo Sexwale desistiu da candidatura pouco antes do início do pleito.

Além disso, os nomes do francês Michel Platini e do liberiano Musa Hassan Bility foram retirados da lista. Platini desistiu das eleições, após ter sido acusado de corrupção e suspenso do futebol por 8 anos. Musa Hassan Bility foi impedido de participar das eleições na etapa de "controle de integridade". A Fifa não divulgou a causa da exclusão.

A eleição de hoje definiu o sucessor de Joseph Blatter, que atuou como presidente da entidade desde 1998. Blatter renunciou depois que as autoridades de Justiça dos Estados Unidos e da Suíça deflagaram uma operação internacional contra a corrupção no futebol. A entidade foi obrigada a esclarecer denúncias de que seus principais dirigentes cobravam propina para negociar contratos de marketing, transmissão de jogos e a escolha dos países-sede da Copa do Mundo.

O congresso em Zurique reuniu 209 federações filiadas, das quais 207 estavam aptas a votar. As federações do Kuwait e da Indonésia estão suspensas.


Brasil 24/7

Nenhum comentário:

Postar um comentário