quinta-feira, 18 de agosto de 2016

NADADORES DOS EUA TIRADOS DE VOO SE NEGAM A DEPOR À POLÍCIA


Os dois nadadores norte-americanos que foram retirados de um voo para os Estados Unidos no aeroporto internacional do Rio na noite de quarta tiveram os passaportes apreendidos pela polícia, que investiga possíveis contradições em um suposto assalto contra eles e outros atletas dos EUA no fim de semana; Bentz e Conger foram levados para uma delegacia dentro do aeroporto, mas ambos se recusaram a prestar esclarecimentos; polícia diz que nadadores norte-americanos vão depor por condução coercitiva

18 DE AGOSTO DE 2016 


Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

A Polícia Federal impediu - na noite de ontem (18) - que os dois nadadores da delegação dos Estados Unidos envolvidos no caso do suposto assalto na Lagoa, área nobre da zona sul do Rio de Janeiro, deixassem o Brasil.

Gunnar Bentz e Jack Conger já haviam embarcado no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, em um voo com destino à Nova York, mas foram retirados da aeronave pelos agentes federais. Ambos estão envolvidos na investigação feita pela Polícia Civil sobre uma possível falsa comunicação de crime e que envolve ainda outros dois nadadores norte-americanos, inclusive o medalhista olímpico Ryan Lochte e o nadador Jimmy Feigen.

Retirados da aeronave, Bentz e Conger, que não compareceram à Delegacia de Proteção ao Turista para prestar queixa do suposto crime, foram levados para a delegacia do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Riogaleão, mas não prestaram depoimento por orientação de um advogado.

Liberados, eles tiveram seus passaportes apreendidos pelos agentes federais, que cumpriram determinação judicial e se hospedaram em um hotel nas proximidades do aeroporto.

Segundo o advogado dos dois nadadores, os atletas estão assustados e sem entender direito o que está acontecendo. O advogado Sérgio Riera disse que seus clientes só vão prestar depoimento quando toda a "confusão" for desfeita.

"Há uma confusão porque a delegacia falava que eles estavam sendo mantidos no país como testemunhas e o despacho do juiz falava outra coisa. Enquanto isto não for solucionado eles não vão prestar depoimento - até nós compreendermos tudo o que aconteceu", disse Riera, para depois acrescentar: "Depois [que tudo for esclarecido] eles estão obviamente dispostos a colaborar com a Justiça e com a delegacia", admitiu.

A Justiça também havia determinado a apreensão dos passaportes dos outros dois nadadores envolvidos na suposta falsa comunicação de crime e a retenção dos passaportes dos dois. Lochte, no entanto, segundo confirmação da própria polícia, já deixou o Rio de Janeiro na última segunda-feira. Não há, no entanto, informações sobre o paradeiro de Jimmy Feigen.

Festa na Hípica

Inicialmente, as informaram que chegaram à polícia indicavam que quatro nadadores norte-americanos haviam sido assaltados na madrugada do último domingo (14) quando saíam de uma festa na Hípica, na Lagoa, zona sul do Rio.

Eles disseram que pegaram um táxi e foram abordados por homens armados que se identificaram como policiais. Os supostos policiais teriam exigido dinheiro dos atletas, o que levou o Comitê Rio 2016 a pedir desculpas pelo ocorrido. A polícia, no entanto, viu contradições nos depoimentos dos nadadores, que se disseram bêbados demais por ocasião do assalto e não souberam nem mesmo identificar o local exato do assalto, nem que tipo de táxi pegaram.

Vídeo

Um vídeo divulgado pelo jornal britânico Daily Mail veio expor ainda mais a contradição sobre o corrido, principalmente em relação ao horário do suposto assalto. Nele, os nadadores aparecem chegando à Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, por volta das 6h56, em clima de excessiva descontração para quem acabava de ser assaltado e pressionados por uma arma engatilhada na cabeça, conforme relatou Lochte em depoimento na Delegacia de Proteção ao Turísta (Deat), no Leblon, na zona sul da cidade.

Os quatro nadadores chegaram à portaria da Vila dos Atletas e passaram naturalmente pelos aparelhos detectores de metal, depositaram seus pertences, inclusive a credencial e os telefones celulares, e brincaram uns com os outros. Lochte chega a brincar com Feigen, batendo com sua credencial na cabeça do colega. O vídeo mostra, ainda, que os nadadores não estavam tão bêbados como informaram à polícia.

Polícia diz que nadadores norte-americanos vão depor por condução coercitiva

A Polícia Civil divulgou nota hoje (18) em que afirma que os nadadores norte-americanos Jack Conger e Gunnar Bentz, envolvidos em uma suposta falsa comunicação de crime, serão conduzidos coercitivamente para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido na madrugada do último domingo (14), quando supostamente foram rendidos e assaltados por pessoas que se identificaram como policiais.

A nota foi divulgada pela Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). Nela, o delegado Alexandre Braga esclarece que "representou pela medida cautelar de proibição de ausentar-se do país no tocante aos dois nadadores e pela expedição de mandado de condução coercitiva, medidas que foram deferidas pelo Juizado de Apoio ao Torcedor e dos Grandes Eventos".

O delegado informou que, na noite de ontem (17), após um trabalho de inteligência realizado pela Polícia Civil, policiais da Deat impediram a saída do país dos nadadores da equipe olímpica norte-americana Gunnar Bentz e Jack Conger.

"Eles desembarcaram do avião e foram conduzidos à Delegacia de Atendimento Policial do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, com o apoio da Polícia Federal", esclarece o delegado. Segundo a nota, os passaportes dos dois atletas foram apreendidos e eles ainda serão ouvidos sobre o caso.

"Os policiais da Deat estão analisando o teor dos depoimentos já colhidos durante a investigação e confrontando com o resultado de outras ações em andamento", conclui a nota.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário