quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Embraer e Saab inauguram centro de desenvolvimento do Gripen

QUA, 23/11/2016 - 09:38
ATUALIZADO EM 23/11/2016 - 09:39


Jornal GGN - Nesta terça (22), a Embraer e a empresa sueca Saab inauguraram o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, que irá fabricar parte dos caças adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O centro fica na cidade de Gavião Peixoto, a 306 quilômetros de São Paulo, aonde já existe uma fábrica da Embraer. O local será o hub de desenvolvimento tecnológico do avião, com participação de empresas parceiras e também a FAB.

O contrato com a empresa sueca, de US$ 5,4 bilhões, prevê a produção de 36 caças Gripen NG, que deverão ser entregues a partir de 2019, e também a transferência de tecnologia para o Brasil.

Dentro do acordo de transferência, está o treinamento de 350 profissionais brasileiros, com treinamento teórico, programa de pesquisa e tecnologia, treinamento prático e desenvolvimento e produção, em um total de 60 projetos com duração de 24 meses.

Mais de 120 engenheiros brasileiros foram para a Saab, mais de 25 mil horas de treinamento já foram feitas e um total de 350 engenheiros, técnicos e pilotos irão à Suécia", disse Mikael Franzén, diretor geral do programa.

Dos 36 caças suecos, 23 terão a montagem final realizada no Brasil. Em Gavião Peixoto, serão desenvolvidos serviços como integração de sistema elétrico, além de cerca de mil testes de voos dos modelos montados no país.

A compra dos caças da Saab foi anunciada em 2013, após mais de dez anos de discussão, durante a primeira gestão de Dilma Rousseff. Também participaram da concorrência do programa FX-2 a francesa Dassault Rafale e a norte-americana Boeing, sendo que o avião sueco era o favorito da FAB.


Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário