quarta-feira, 10 de maio de 2017

AO FECHAR INSTITUTO LULA, JUIZ SUBSTITUTO FEZ ALGO QUE NEM O MP PEDIU

Em sua determinação de fechar o Instituto Lula, o juiz substituto da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, afirmou que a decisão se deu a pedido do MPF (Ministério Público Federal), que apresentou pedidos de outras diligências aceitas pelo juízo; procurado, porém, o MPF nega que o pedido tenha partido de lá; ao contrário do Instituto Lula, o próprio magistrado é denunciado pelo Ministério Público Federal; Ricardo Augusto Soares Leite foi afastado de suas funções na operação Zelotes por suspeitas de atrapalhar as investigações, tomando várias decisões judiciais que dificultaram a obtenção de provas contra os fraudadores da Receita

10 DE MAIO DE 2017 


247 - No texto judicial em que determina o fechamento do Instituto Lula, o juiz substituto da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, afirmou que a decisão se deu a pedido do MPF (Ministério Público Federal), que apresentou pedidos de outras diligências aceitas pelo juízo.

Procurado, porém, o MPF nega que o pedido de interrupção das atividades da instituição tenha partido de lá.

A decisão é apenas mais polêmica do magistrado Ricardo Leite, mais conhecido pela extensa lista de possíveis favorecimentos em processos judiciais do que pela eficiência na magistratura. 

Oo contrário do Instituto Lula, o próprio magistrado, porém, foi denunciado pelo Ministério Público Federal. Leite foi afastado de suas funções na operação Zelotes por suspeitas de atrapalhar as investigações, tomando várias decisões judiciais que dificultaram a obtenção de provas contra os fraudadores da Receita.

O magistrado determinou ainda que a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo deverá prestar informações sobre o cumprimento da ordem no prazo de três dias após o conhecimento da decisão.

Sediado na rua Pouso Alegre, no bairro do Ipiranga, na capital paulista, o Instituto Lula foi inaugurado em 2011, ao término do segundo mandato do ex-presidente.

A assessoria do instituto informou que ainda não foi notificada oficialmente da decisão. Em nota, a entidade exaltou sua história de 26 anos. O advogado Fernando Fernandes, que representa o presidente do instituto, Paulo Okamotto, declarou que a decisão do juiz da 10ª Vara Federal é "uma perseguição política".




Brasil 247

Um comentário:

  1. A imagem veiculada ao juiz é na verdade do Ministro Vicente Leal, aposentado desde 2004 do STJ. A notícia está comprometida, de forma que deve ser retirada do ar e feita uma retratação.

    ResponderExcluir